1º Encontro Nacional da Mulher Policial Federal promovido pela Fenapef preparará Carta para a Direção da PF

Carta da Mulher Policial Federal, redigida a partir de demandas da categoria, será entregue oficialmente à Direção da Polícia Federal, em Brasília

Fonte: Comunicação Fenapef

Data: 19/07/24

A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) vai promover pela primeira vez um encontro para discutir melhores condições de trabalho especificamente para as mulheres policiais federais. O 1º Encontro Nacional da Mulher Policial Federal (ENMPF) reunirá um grupo sindical representativo das 27 entidades filiadas dos policiais federais no país. O encontro será realizado nos dias 30 e 31 de julho.

Ao longo dos dois dias do encontro, o grupo de representantes sindicais estaduais irá produzir uma carta de intenções com as demandas das mulheres da Polícia Federal, em âmbito nacional. O texto denominado ‘Carta da Mulher Policial Federal’ será entregue à Direção-geral da Polícia Federal ao final do evento.

Para definir a programação temática do simpósio, a Fenapef disponibilizou uma enquete para todas as mulheres da categoria. A coordenação do 1º Encontro Nacional da Mulher Policial Federal estruturou rodas de conversa, fóruns e palestras com o resultado dos assuntos mais votados e sugeridos no mês que antecedeu o evento.

“A enquete já conta com a participação de mais de 400 mulheres policiais de todo o país. Agradecemos a todas que compartilharam suas perspectivas. Esses resultados são fundamentais para nortear as discussões do nosso 1° Encontro Nacional da Mulher Policial Federal”, informou a diretora de Seguridade Social da Fenapef, Karin Cristina Peiter (SC), que integra a coordenação do evento.

“É um evento histórico, que marca um passo significativo na jornada coletiva da Federação, com o propósito de promover a igualdade de gênero, o fortalecimento profissional e o bem-estar das mulheres na Polícia Federal”, destaca. O objetivo é garantir que todas as regiões do Brasil estejam igualmente representadas. “Cada estado possui suas próprias peculiaridades e desafios específicos, e a presença de uma representante de cada sindicato estadual assegura que essas diferenças regionais sejam ouvidas e consideradas”, conclui Karin Peiter.

Para a diretora substituta da Mulher na Fenapef, Janaína Magalhães, este primeiro encontro é apenas o começo de um esforço contínuo para apoiar e fortalecer as mulheres na Polícia Federal. “Queremos estabelecer uma base sólida de comunicação e colaboração. Será a primeira vez em que as mulheres policiais federais sindicalizadas terão a oportunidade de se conhecer melhor, trocar experiências e desenvolver estratégias conjuntas que poderão ser adaptadas e implementadas em seus respectivos estados”, explica.

Janaína esclarece que a ideia é que o encontro tenha um enfoque estratégico, concentrando em criar políticas e programas que possam ser implementados de forma eficaz em nível nacional e regional. “Cada representante vai atuar como multiplicadora, disseminando informações e iniciativas para todas as mulheres policiais federais em seus estados, ampliando assim o alcance e a eficácia dos esforços iniciados neste evento”, argumenta.

“A iniciativa pioneira da Fenapef é apenas a etapa inicial de um projeto mais amplo, que visa fortalecer a posição e a voz das mulheres na Polícia Federal”, comenta o presidente da Federação, Marcus Firme dos Reis.