Operação Estresse: Nem tudo são flores na Federal

Data: 20/01/16

1ac0c09c-42e2-4b75-ae7d-2f8c58890126O Diário de São Paulo divulgou reportagem no último domingo (18) sobre as perspectivas para os que desejam trabalhar na Polícia Federal. A matéria diz que, apesar do glamour da carreira, provocado sobretudo por ações como a Lava Jato, nem tudo são flores.

O jornalista Fernando Granato entrevista o presidente do SINDPOLF/SP, Alexandre Santana Sally e acrescenta também dados da Fenapef e aspas de Jones Leal, quando ainda presidente da Federação.

PF denuncia alta de suicídios na corporação

Apesar do glamour, provocado por ações como a Lava Jato, policiais sofrem pressão psicológica

Um agente poderoso, capaz de combater a corrupção e as mazelas do país. Apesar dessa imagem heroica, reforçada por operações famosas, como a Lava Jato, os integrantes da Polícia Federal enfrentam problemas como a falta de um plano de carreira, estresse, alcoolismo, ansiedade, depressão e até mesmo suicídio.

Segundo a Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais), de 1999 a 2003 foram apuradas oito ocorrências de suicídio dentro do quadro de servidores da instituição. De 2005 a 2009, foram registrados dez casos. Já entre 2010 e 2014, essas mortes chegaram a 22, o que representa 120% de aumento no número de agentes que atentaram contra a própria vida.

Em uma pesquisa realizada pela Fenapef, em 2013, 30% dos entrevistados admitiram tomar algum tipo de medicamento para tratamento psicológico ou psiquiátrico. “Oficialmente, existem apenas um psiquiatra e cinco psicólogos para atender toda a PF”, afirmou a assessoria da federação.

O presidente da entidade, Jones Leal, acredita que o regime militarizado ao qual os agentes federais se submetem tem contribuído para que os casos aumentem. Além disso, os registros de assédio moral por parte dos gestores podem contribuir para que doenças psicológicas se agravem.

“Os agentes ficam longe da família, expostos a situações estressantes e quando se reportam ao órgão para pedir ajuda, além de não receberem o tratamento adequado, acabam sendo marginalizados, encostados em suas residências. A vergonha em solicitar apoio agrava a situação”, afirma Leal.

Veja a íntegra: http://goo.gl/KgxU7x

Fonte: O Diário de São Paulo

OUTRAS NOTÍCIAS

AGENDA PARLAMENTAR – 12 DE JUNHO A 16 DE JUNHO DE 2017

Agenda parlamentar - 5 de junho a 9 de junho de 2017

Fenapef convoca policiais federais para ato contra corrupção e reforma da...

Comitê Internacional de Direitos Humanos para Policiais está sendo...