Concurso da Polícia Federal é prorrogado

Decisão visa fortalecer as instituições policiais para melhorar a segurança pública

Fonte: Comunicação Fenapef

Data: 01/03/23

O último concurso da Polícia Federal, realizado em 2021, teve o prazo de validade prorrogado. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (27), pelo diretor de Gestão de Pessoal da instituição, Guilherme Monseff de Biagi, por meio de edital.

Antes da publicação, a vigência do concurso da PF 2021 estava programada para encerrar no dia 15 de março de 2023. Agora, segue por mais seis meses, valendo até o dia 15 de setembro deste ano.

De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Marcus Firme, ampliando o prazo do concurso o ministro da Justiça dá o primeiro passo para a convocação de mais candidatos aprovados. “Convocar os excedentes é uma luta antiga da Fenapef e é uma conquista não só para nós, mas também para a Polícia Federal, que fortalece a corporação e traz melhores resultados para a sociedade”, disse.

Papiloscopista aposentado, Marcus Firme lembra que a Federação incentivou a convocação dos excedentes por meio de ofícios endereçados ao Ministério da Justiça e à Polícia Federal, para que ponderassem acerca dos excedentes. “Queremos vê-los na Academia!”, completou Firme.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, também se manifestou sobre o assunto e afirmou que a intenção de prorrogar o concurso é ampliar o quadro da PF. “Nós vamos prorrogar o concurso exatamente para que haja condições de mais concursados serem chamados. Existe uma carência muito grande de efetivo da Polícia Federal, e não podemos perder a oportunidade de aumentar o efetivo com essas pessoas que tanto se dedicaram e foram aprovadas neste concurso. É fundamental fortalecer as instituições policiais para melhorar a segurança da nossa população”, informou o ministro durante entrevista em fevereiro.

O último edital ofertou 1.500 vagas para contratação imediata e 500 vagas para formação de cadastro de reserva. As oportunidades foram divididas para os cargos de Agente, Escrivão, Delegado e Papiloscopista.

OUTRAS NOTÍCIAS

PEC da Segurança: admissibilidade é aprovada pela CCJ da Câmara dos Deputados

Fenapef atenua reajustes dos planos do Federal Saúde após negociação com operadoras

Rede EaD Senasp oferece cursos de interesse dos policiais federais com inscrições abertas

Votação do Novo Código Eleitoral é adiada para o próximo dia 16