Concurso da Polícia Federal é prorrogado

Decisão visa fortalecer as instituições policiais para melhorar a segurança pública

Fonte: Comunicação Fenapef

Data: 01/03/23

O último concurso da Polícia Federal, realizado em 2021, teve o prazo de validade prorrogado. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (27), pelo diretor de Gestão de Pessoal da instituição, Guilherme Monseff de Biagi, por meio de edital.

Antes da publicação, a vigência do concurso da PF 2021 estava programada para encerrar no dia 15 de março de 2023. Agora, segue por mais seis meses, valendo até o dia 15 de setembro deste ano.

De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Marcus Firme, ampliando o prazo do concurso o ministro da Justiça dá o primeiro passo para a convocação de mais candidatos aprovados. “Convocar os excedentes é uma luta antiga da Fenapef e é uma conquista não só para nós, mas também para a Polícia Federal, que fortalece a corporação e traz melhores resultados para a sociedade”, disse.

Papiloscopista aposentado, Marcus Firme lembra que a Federação incentivou a convocação dos excedentes por meio de ofícios endereçados ao Ministério da Justiça e à Polícia Federal, para que ponderassem acerca dos excedentes. “Queremos vê-los na Academia!”, completou Firme.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, também se manifestou sobre o assunto e afirmou que a intenção de prorrogar o concurso é ampliar o quadro da PF. “Nós vamos prorrogar o concurso exatamente para que haja condições de mais concursados serem chamados. Existe uma carência muito grande de efetivo da Polícia Federal, e não podemos perder a oportunidade de aumentar o efetivo com essas pessoas que tanto se dedicaram e foram aprovadas neste concurso. É fundamental fortalecer as instituições policiais para melhorar a segurança da nossa população”, informou o ministro durante entrevista em fevereiro.

O último edital ofertou 1.500 vagas para contratação imediata e 500 vagas para formação de cadastro de reserva. As oportunidades foram divididas para os cargos de Agente, Escrivão, Delegado e Papiloscopista.

OUTRAS NOTÍCIAS

Ação da Proporcionalidade: pedido de vistas pode caracterizar obstrução indevida

Pagamento de diárias é tema de reunião entre representantes da Fenapef e da Polícia Federal

Diretor Jurídico da Fenapef defende regulamentação de convenção internacional

Diretores da Fenapef participam de reunião com o ministro Ricardo Lewandowski