COBRAPOL E FENAPEF: A POLÍCIA É UNA E INDIVISÍVEL

Data: 04/12/18

Uma carta divulgada recentemente por uma entidade que reúne delegados das Polícias Civil e Federal provocou indignação e contrariedade no meio policial, mais uma vez, ao abalar a necessária e indispensável integração dos diversos segmentos profissionais que atuam na Polícia Civil e Federal em nosso país.

O documento seria o resultado das discussões mantidas apenas por delegados vinculados à Associação Nacional dos Delegados da Polícia Judiciária, durante um congresso “jurídico” ocorrido em Touros (RN).

Reiteradamente, os delegados invocam, ilegitimamente, sua condição de representantes únicos destas instituições, o que contraria a Constituição Federal e as normas legais que estabelecem que as Polícias Civil e Federal são os órgãos responsáveis pela segurança, ordem, garantia dos direitos, defesa da vida, da liberdade e do patrimônio, entre outros direitos fundamentais.

O texto da Carta Magna não atribui essa missão a nenhum cargo isoladamente. A Cobrapol, a Fenapef e suas entidades filiadas rechaçam a tentativa funesta de se resumir a instituição à figura do delegado, pois a estrutura tanto da Polícia Civil quanto da Federal, como já assinalamos, é UNA e INDIVISÍVEL.

Qualquer movimento em sentido contrário coloca em risco os relevantes serviços que estão sob a responsabilidade de nosso corpo funcional, e, por consequência, a segurança do cidadão e da sociedade.

Por fim, cabe assinalar que a referida manifestação busca, de forma superficial e infrutífera, desvalorizar os demais cargos policiais, que mesmo sendo submetidos à péssimas gestões e a condições precárias de trabalho, acumulam grande desvio de funções, entre outras adversidades e, mesmo assim, continuam exercendo com dignidade e patriotismo suas funções, em razão do elevado compromisso com a instituição e a segurança pública do país.

Brasília, 4 de dezembro de 2018

ANDRÉ LUIZ GUTIERREZ – Presidente da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis

LUÍS ANTÔNIO BOUDENS – Presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais

OUTRAS NOTÍCIAS

Governo Federal oficializa atuação da PF na segurança presidencial

Encontro com presidente eleito discute estratégias para segurança pública

Justiça Federal condena Jedeão a 41 anos de prisão, provando que...

Fenapef se reúne com GT das Fronteiras em Rondônia