"A Segurança Pública de Dentro pra Fora” aborda os gargalos das polícias investigativas brasileiras

Data: 14/11/18

Os policiais federais já conhecem o profissionalismo e a dedicação do escrivão de Polícia Federal, Marco Antonio SCANDIUZZI, principalmente suas análises precisas e técnicas no tocante à Segurança Pública brasileira. Scan, como é conhecido, lançará nos dias 22 de novembro (em Santos) e 28 (no Congresso dos Policiais Federais em Curitiba – Conapef ) o livro “ A Segurança Pública de Dentro pra Fora”, que segundo ele, “traz uma abordagem acessível ao leitor que não é operador da segurança pública acerca dos gargalos das polícias investigativas brasileiras , quais sejam, o ciclo incompleto de Polícia, a possibilidade de ingresso como chefe e a burocracia excessiva no procedimento de investigação”.

Essa é a terceira obra de Scan que também será palestrante no Conapef. O SINDPOLF/SP conversou com o escrivão sobre suas perspectivas em relação ao novo livro. Veja a seguir:

SINDPOLF/SP- Scan, esse é o seu terceiro livro. Há algum paralelo entre as três obras, algo em comum ou são linguagens diferentes?

SCANDIUZZI: O primeiro foi ‘Clandestino’, uma ficção envolvendo os clandestinos que chegavam a bordo de navios no Porto de Santos. O segundo ‘Eu, Escriba’ fiz com base em histórias acumuladas durante a vida policial.  O atual tem histórias policiais para ilustrar os gargalos das polícias investigativas brasileiras. Há sim uma relação entre eles pois todos têm como base vivências práticas no meio policial.

SINDPOLF/SP: Esse livro trará algum tipo de reflexão para a sociedade sobre o ciclo completo?

SCANDIUZZI: Esse é o intuito. Não se trata de uma obra com viés comercial e sim, com a expectativa de que traga conhecimento desse assunto e de outros que atravancam as investigações brasileiras e, por consequência, aumentam a impunidade e a sensação de insegurança que todos vivemos.

SINDPOLF/SP: Conte-nos um pouco mais sobre o lançamento do livro. Como será?

SCANDIUZZI: Lanço dia 22/11 a partir das 19h30 no Auditório da Helbor Center (Avenida Conselheiro Nébias 754- Santos) e dia 28/11 no Congresso Nacional dos Policiais Federais em Curitiba/PR . Posteriormente o livro estará disponível nas livrarias.

SINDPOLF/SP: O que o inspirou a escrever sobre esse tema?

SCANDIUZZI: Passei seis anos na Polícia Civil São Paulo e outros 20 na Polícia Federal, viajei o Brasil inteiro, tive a honra de atuar como Professor na Academia Nacional de Polícia (ANP) de 2005 a 2014. Durante todo esse tempo acumulei experiências pessoais e ouvi experiências dos colegas. Viver, estudar o assunto e ouvir as pessoas deu base para escrever. Acho que as pessoas têm o direito de conhecer vários pontos de vista e assim tirarem suas conclusões. Tenho tentado contribuir nesse sentido, transmitir experiências.

SINDPOLF/SP: No Brasil não há ciclo completo de polícia. Você acredita que essa situação pode mudar? E de forma o ciclo completo poderia contribuir para o fim da violência?

SCANDIUZZI: Realmente não praticamos o Ciclo Completo de Polícia. Recentemente uma comissão da Câmara dos Deputados chefiada pelo deputado delegado Edson Moreira fez um tour por diversos países (Colômbia , Chile , Alemanha , Estados Unidos,  Portugal , Áustria e outros) e constatou a importância do Ciclo Completo naqueles países.

Tecnicamente, no Ciclo Incompleto que temos no Brasil, a polícia que vai ao local do crime não pode investigar (PM) e a que investiga não vai ao local do crime (PCs e PF). Isso afasta os investigadores do principal local das provas para elucidações de crimes. Praticamos o contrário do que o mundo moderno pratica.

SINDPOLF/SP: No seu livro existe alguma referência ou discussão também sobre o inquérito policial?

SCANDIUZZI: Sim, abordo o Inquérito como meio de investigação, inclusive com dados estatísticos. Infelizmente o principal dado estatístico que deveria ser mostrado com relação ao inquérito nos é negado que é o da elucidação de crimes. Para isso serve o inquérito, desvendar autoria, materialidade e demonstrar a situação em que o crime ocorreu.

SINDPOLF/SP: Que mensagem você deixaria para o futuro leitor de seu livro?

SCANDIUZZI: Espero que a leitura seja acessível. Gostaria que cada um que tiver a oportunidade de ler a obra utilize o que está ali escrito como mola impulsionadora para que se aprofunde no assunto e discuta com seus pares e amigos. Somente o aumento da conscientização coletiva, o aumento e a difusão de conhecimentos e das formas de pensarmos as coisas poderão ser impulsionadoras de mudanças estruturais. Sinceramente, eu espero que os leitores sejam aguçados para se aprofundarem e entenderem os motivos pelos quais vivemos insegurança toda.

SERVIÇO:

LANÇAMENTO DO LIVRO: A Segurança Pública de Dentro pra Fora

DIAS: 22/11 a partir das 19h30 no Auditorio da Helbor Center (Avenida Conselheiro Nébias 754- Santos)

28/11 no Congresso Nacional dos Policiais Federais em Curitiba/PR -CONAPEF

SINDPOLF/SP

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ