Reportagem do UOL vence Prêmio Policiais Federais de Jornalismo

Fonte: UOL

Data: 26/11/21

A reportagem especial "O Sagrado Sequestrado" é uma das vencedoras da quinta edição do Prêmio Policiais Federais de Jornalismo, organizado pela Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais) e pelo Sindipol-DF (Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal). A reportagem venceu na categoria Web Jornalismo.

Produzida pelo núcleo de diversidade do UOL, coordenado pelo editor Helton Simões Gomes, a reportagem especial "O Sagrado Sequestrado" mostra como a violência e perseguição religiosa originaram os maiores acervos com peças de religiões afro no Brasil. A autoria é do jornalista Saulo Pereira Guimarães, atualmente repórter do núcleo investigativo do UOL.

Apesar da perseguição a religiões afro-brasileiras ter sido desmontada oficialmente no começo do século 20, muitas peças sagradas não retornaram a seus antigos donos porque os terreiros a que pertenciam foram aniquilados.

A reportagem traz a história de coleções com estas trajetórias nos estados de Alagoas, Bahia, Rio e São Paulo e os debates que existem entre especialistas acerca destes acervos atualmente.

OUTRAS NOTÍCIAS

Saúde mental dos policiais e a necessidade de mudanças urgentes

Exército reduz fiscalização de CACs em meio a disputa com PF no governo Lula

Policiais federais pedem aumento de efetivo para controle de armas

Há mais CACs do que policiais no país, diz Fórum Brasileiro de Segurança