Presidente do Sinpef/PI manifesta apoio a policiais civis
Data: 10/04/18

O presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Federal no Piauí, agente especial Marcos Avelino, prestou apoio aos policiais civis do estado em manifestação da categoria realizada nesta segunda-feira (9), na sede do Sindicato dos Policiais Civis. No evento, Avelino falou sobre o modelo de segurança pública dos países de primeiro mundo e políticas de valorização policial.
O agente também destacou as propostas conduzidas pela Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) com as representações sindicais, como a unificação dos cargos de agente e escrivão e a regulamentação da carreira, nos moldes do Federal Bureau of Investigation (FBI).
Avelino alerta que há um projeto em tramitação na Assembléia Legislativa que acaba com o cargo de escrivão, mas sem prever uma política de transição. "Pode trazer uma série de impactos negativos à carreira", explica.
Segundo o presidente, é essencial que haja um debate para que o projeto seja construído coletivamente. "Uma proposta nos nos moldes do que vem sido proposto pela Federação, em que a fusão dos cargos de escrivão e agente origina em um novo cargo com atribuições complexas e definidas em lei", sugere.
Entenda
Na última semana agentes, escrivães e peritos da Polícia Civil estado iniciaram paralisação por tempo indeterminado. O movimento visa denunciar o sucateamento do setor e pressionar o governo a cumprir um acordo firmado em 2015 com a categoria. A falta de posicionamento do Governo resultou na suspensão de investigações e registros de boletins de ocorrência nas delegacias.
Comunicação Fenapef