Policiais Federais protestam em todo o país pelo cumprimento de promessas do governo

“Hoje, é uma questão de política; depende exclusivamente do presidente da República”, enfatiza Marcus Firme, presidente da Fenapef

Fonte: Comunicação Fenapef

Data: 28/04/22

Por todo o país, policiais federais promoveram manifestações, nesta quinta-feira (28), para demonstrar indignação pela quebra de compromisso do Governo Federal com a categoria. Em Brasília, o ato ocorreu em frente à nova sede da Polícia Federal, na W3 Norte, e reuniu cerca de trezentas pessoas, às nove horas da manhã.

“Nosso objetivo é chamar a atenção da sociedade e do próprio presidente para que ele cumpra o prometido, cumpra a promessa de valorizar os policiais. Essa promessa veio lá de trás, da época da eleição”, lembrou o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Marcus Firme. Ele recorda que, até hoje, as promessas de valorização para os policiais das forças de segurança da União não foram cumpridas.

A expectativa não concretizada fomentou uma insatisfação muito grande entre os policiais federais, que cobram a promessa do presidente Bolsonaro de que R$ 1,7 bilhão do Orçamento Geral da União seriam investidos na reestruturação da carreira e correção das perdas acumuladas nos últimos anos. “Hoje, é uma questão política; depende simplesmente do presidente da República”, assegurou Firme.

“O momento é extremamente importante e impõe unidade. Nossa luta é por valorização, por correção de distorções históricas que temos experimentado nestes últimos anos”, disse o diretor parlamentar da federação, Marcos Avelino. Ele lembrou que já houve, há muito pouco tempo, “uma reestruturação gigantesca das Forças Armadas e que ela aconteceu em meio à Reforma da Previdência. Há uma dívida com os policiais federais”, concluiu.

Além de Brasília, as manifestações ocorreram em todas as unidades da Polícia Federal nos estados. No Piauí, o ato está marcado para as 10 horas desta sexta-feira (29). Também na sexta-feira, no final do dia, durante a solenidade de encerramento de atividades e arriamento de bandeiras no antigo prédio da Direção-Geral em Brasília (o “Máscara Negra”), haverá outro protesto, com faixas lembrando a importância de valorizar os servidores. A solenidade está marcada para as 17 horas.

Os policiais federais vão continuar em estado de mobilização permanente, atentos para a possibilidade de chamamento para novos protestos, disse o presidente Firme.

OUTRAS NOTÍCIAS

Ação da Proporcionalidade: pedido de vistas pode caracterizar obstrução indevida

Pagamento de diárias é tema de reunião entre representantes da Fenapef e da Polícia Federal

Diretor Jurídico da Fenapef defende regulamentação de convenção internacional

Diretores da Fenapef participam de reunião com o ministro Ricardo Lewandowski