Fenapef vai debater economia gerada pela carreira única na Polícia Federal

Diretores, presidentes de sindicatos e representantes da categoria estão convidados para seminário

Fonte: Comunicação Fenapef

Data: 17/10/19

A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) reúne, nesta terça-feira (22), seus diretores, presidentes de sindicatos e representantes da categoria para debater o impacto financeiro da carreira única sobre as contas do governo federal. A entidade encomendou uma pesquisa comandada por especialistas para projetar a economia que pode representar a unificação dos cargos da carreira policial federal no prazo de até dez anos.

O diretor jurídico, Flávio Werneck, conta que o objetivo é explicar para todos os filiados como a proposta de modernização da Polícia Federal pode ser, além de mais racional e efetiva, mais econômica. O seminário será realizado a partir das 9:00 h, no Sindipol-DF, no Setor de Clubes Esportivo Sul, Trecho 02, Lotes 02/51.

A carreira única com entrada pela base da corporação e o ciclo completo de polícia são duas das principais bandeiras dos policiais federais. Eles entendem que essas medidas são o caminho para uma polícia mais moderna.

Para a Fenapef, o ciclo completo permite que o mesmo policial acompanhe todo o evento criminoso. Ou seja, ele atende uma ocorrência e tem a possibilidade legal de já tomar as primeiras medidas investigativas, como ouvir testemunhas, colher elementos para compor prova e participar da investigação até o fim, unindo a expertise operacional do agente à sua capacidade investigativa. Assim, além da evidente racionalidade, o país ganharia uma polícia mais eficiente e econômica. “É sobre essa economia que queremos falar, tirar todas as dúvidas, abrir o debate”, detalha Flávio Werneck.

O modelo de entrada única pela base da corporação já é utilizado, com bastante sucesso, na Polícia Rodoviária Federal (PRF). A nova estrutura pacificou disputas internas da categoria, modernizou os trabalhos e alçou a PRF a um patamar de referência internacional em termos de gestão.

PEC 168/2019

Uma Proposta de Emenda à Constituição já tramita no Congresso Nacional propondo um novo modelo para a Polícia Federal. Protocolada pelo deputado Aluísio Mendes (PSC-MA), a PEC 168/2019 pretende implementar a carreira única com entrada exclusivamente pela base e o ciclo completo de polícia.

A PEC, que é uma iniciativa da Fenapef, pretende modernizar a Polícia Federal, equiparando-a às melhores polícias do mundo, com uma estrutura moderna, em que o policial federal inicia sua carreira pela base e ascende por mérito”, explica o parlamentar. “Nosso objetivo é, com a reestruturação, entregar um serviço de maior qualidade para a sociedade, com custo menor, mais efetividade e policiais mais motivados”, acrescenta o presidente da Fenapef, Luís Antônio Boudens.

Serviço:

Seminário sobre a Pesquisa de Unificação dos Cargos da Carreira da Polícia Federal

Quando: Dia 22 de outubro, a partir das 9:00 h

Local: Sindicato dos Policiais Federais do Distrito Federal

           SCES – Setor de Clubes Esportivo Sul, Trecho 2, Lotes 02/51

OUTRAS NOTÍCIAS

PL que altera a remuneração dos cargos da carreira policial federal tem urgência solicitada

Estratégia adotada pela Fenapef reitera a transparência das informações financeiras

Fenapef alerta sindicalizados sobre tentativas de golpes

Ação da Proporcionalidade: pedido de vistas pode caracterizar obstrução indevida