Fenapef discute recomposição salarial com o diretor-geral da PF

Andrei Passos recebeu diretores da entidade na sede da PF em Brasília

Fonte: Comunicação Fenapef

Data: 15/02/23

Para falar sobre a recomposição salarial dos policiais federais e demais assuntos de interesse da categoria, o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Marcus Firme, e o vice-presidente, Luiz Carlos Cavalcante, se reuniram com o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos, e com demais integrantes da diretoria do órgão. O encontro ocorreu na tarde desta terça-feira (14), na sede da Polícia Federal em Brasília.

A Fenapef e outras entidades representativas da carreira policial federal já estudam uma proposta conjunta de recomposição salarial, para ser apresentada ao governo ainda neste mês de fevereiro. “É importante caminharmos juntos para que possamos concretizar a aprovação da proposta”, informou o DG Andrei Passos, que enfatizou a necessidade de uma conversa franca e leal entre ele e os representantes das entidades.

Marcus Firme também entende que esse é um momento importante para viabilizar os pleitos da Fenapef. “Nós percebemos a intenção do governo em dialogar, então, essa é a hora de apresentarmos uma proposta concreta, viável, e intensificar a articulação”, comentou.

O foco principal da conversa foi a recomposição salarial, entretanto, a Fenapef apresentou uma pauta extensa, indicando as prioridades da categoria. Os temas abordados já foram apresentados ao governo anterior, mas agora precisam ser articulados com a nova equipe.

Confira abaixo a lista das reivindicações da Fenapef e os possíveis desdobramentos.

1- Pauta salarial. Reajuste da Polícia Federal;

2- Atraso no pagamento da indenização de sobreaviso – De acordo com o representante da Diretoria de Gestão de Pessoal (DGP), é preciso, primeiro, criar rubrica. Estudam como parametrizar no sistema e realizam um estudo de impacto para resolver o mais rápido possível. Os valores atrasados também serão pagos.

3- Formato da distribuição da remuneração do adicional de sobreaviso nas unidades da PF de modo a contemplar mais colegas e trazer maior justiça – A DGP realiza uma revisão para que o formato seja mais democrático. Fenapef também se propôs a auxiliar na demanda e aguarda a revisão.

4- O Fim do redutor de 25% das diárias após 30 dias – Já consta no relatório do DG para acabar com o redutor. A Fenapef também tem ação sobre o tema.

5- Fim da quebra (interrupção) do interstício quando houver punição disciplinar – O diretor-geral da PF reforçará o pedido junto ao Ministério da Justiça.

6- Utilização do tempo militar para aposentadoria e abono de permanência que tiveram os processos suspensos por ordem do MJSP – DGP realiza estudos para verificar o que pode ser feito no entendimento do governo.

7- Solução definitiva para os policiais que ingressaram na PF entre 2013 e 2019 para ingresso no Regime próprio – Fenapef pediu empenho do diretor-geral da PF junto com a DGP para auxiliar no processo.

8- Indenização de fronteira (ampliação das localidades contempladas e reajuste do valor, que está muito defasado).

9- PF Saúde (divulgação da rede credenciada) e reclamações trazidas pelos sindicalizados – Fenapef se reunirá com a DGP para discutir o assunto especificamente.

10- Horas extras acumuladas pelos plantonistas da PF (regulamentação da compensação nos moldes da PRF) – Fenapef se reunirá com a DGP para discutir o assunto especificamente.

11- Composição democrática do grupo de trabalho que vai elaborar proposta de revisão da parte disciplinar da Lei n° 4.878/65, para que tenha integrantes de todos os cargos e não apenas delegados – Diretor-geral da PF recebeu a sugestão e buscará atendê-la.

O presidente da Fenapef ressalta que a Federação alinhou reuniões setoriais com a Diretoria de Gestão de Pessoal com a finalidade de dar um encaminhamento favorável às demandas apresentadas. “Todas as demandas receberam os respectivos encaminhamentos e seguirão sendo tratadas nos setores responsáveis. E a entidade estará atenta e acompanhando de perto o desdobramento”, conclui Marcus Firme.

OUTRAS NOTÍCIAS

PL que altera a remuneração dos cargos da carreira policial federal tem urgência solicitada

Estratégia adotada pela Fenapef reitera a transparência das informações financeiras

Fenapef alerta sindicalizados sobre tentativas de golpes

Ação da Proporcionalidade: pedido de vistas pode caracterizar obstrução indevida