Eleições para compor a nova diretoria da Fenapef e Conapef: dois momentos decisivos para os policiais federais neste ano

Participação do sindicalizado é essencial para definir ações e propostas da Fenapef para o próximo triênio

Fonte: Comunicação Fenapef

Data: 24/02/21

O ano de 2021 é decisivo para o calendário do policial federal sindicalizado. No segundo semestre, acontecerão as eleições para a nova diretoria da Fenapef e o Congresso Nacional dos Policiais Federais (Conapef). Ambos são fundamentais para consolidar e fortalecer o sindicalismo democrático e representativo.

Quem já é sindicalizado há mais tempo conhece bem o processo. Mas, para aqueles que acabaram de tomar posse e/ou se filiaram há pouco tempo, vale a pena reforçar que o Conapef é o momento em que os 27 sindicatos estaduais se reúnem para debater propostas de melhoria na segurança pública e aprimoramento da Polícia Federal. Também é o momento de avaliar projetos apresentados pelo Executivo ou em tramitação no Congresso que afetam a carreira, o funcionalismo público e impactam na gestão do sistema de segurança. São três dias de profunda reflexão e apresentação de ideias.

Os eixos temáticos do XVIII Conapef ainda estão em fase de conclusão, assim como as datas do encontro, mas já é bom ficar atento para não perder o prazo de inscrições, especialmente para os interessados em propor teses, projetos ou moções.

Nova diretoria executiva

As eleições para a nova diretoria ocorrem na primeira semana de novembro. Os novos membros são eleitos por voto direto e secreto e todos os sindicalizados podem participar, desde que tenham se filiado até 120 dias antes da data do pleito. Por isso, é importante que os policiais federais mais novos, que tomaram posse há poucos meses, se sindicalizem o quanto antes. A participação de cada um é decisiva para definir os rumos da Fenapef pelos próximos três anos.

Os mais “antigos” precisam estar atentos ao pagamento das mensalidades. Só votam os adimplentes.

É bom ficar de olho, porque três meses (90 dias) antes da data das eleições, o presidente da Fenapef, Luís Antônio Boudens, tornará público o edital de convocação que dará início ao processo.

A nova diretoria executiva tomará posse no dia primeiro de janeiro de 2022

OUTRAS NOTÍCIAS

Ação da Proporcionalidade: pedido de vistas pode caracterizar obstrução indevida

Pagamento de diárias é tema de reunião entre representantes da Fenapef e da Polícia Federal

Diretor Jurídico da Fenapef defende regulamentação de convenção internacional

Diretores da Fenapef participam de reunião com o ministro Ricardo Lewandowski