Documentário sobre PCC e especial do UOL vão a final de prêmio jornalístico

Fonte: Uol

Data: 28/10/21

Imagem: Daniel Neri / Arte UOL - Reprodução do documentário "PCC - Primeiro Cartel da Capital"

A segunda temporada da série documental "PCC - Primeiro Cartel da Capital" e a reportagem especial "O Sagrado Sequestrado" são finalistas da quinta edição do Prêmio Policiais Federais de Jornalismo, organizado pela Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais) e pelo Sindipol-DF (Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal). Os dois trabalhos jornalísticos da equipe do UOL concorrem na categoria Web Jornalismo.

Depois de contar como o PCC se tornou a maior facção criminosa do Brasil, o documentário mostrou em sua segunda temporada as disputas na cúpula da facção pelo comando dos esquemas de tráfico internacional de cocaína.

A produção é de MOV.doc, selo de documentários do UOL, e da TX Filmes, produtora de conteúdo audiovisual. A direção é do documentarista João Wainer, e a reportagem dos jornalistas Luís Adorno e Flávio Costa, coordenador do núcleo investigativo do UOL.

"O Sagrado Sequestrado"

Produzida pelo núcleo de diversidade do UOL, a reportagem especial "O Sagrado Sequestrado" mostra como a violência e perseguição religiosa originaram os maiores acervos com peças de religiões afro no Brasil. A autoria é do jornalista Saulo Pereira Guimarães, atualmente repórter do núcleo investigativo do UOL.

Apesar da perseguição a religiões afro-brasileiras ter sido desmontada oficialmente no começo do século 20, muitas peças sagradas não retornaram a seus antigos donos porque os terreiros a que pertenciam foram aniquilados.

A reportagem traz a história de coleções com estas trajetórias nos estados de Alagoas, Bahia, Rio e São Paulo e os debates que existem entre especialistas acerca destes acervos atualmente.

Os vencedores da quinta edição do Prêmio Policiais Federais de Jornalismo serão conhecidos no dia 25 de novembro.

OUTRAS NOTÍCIAS

Reportagem do UOL vence Prêmio Policiais Federais de Jornalismo

Metrópoles vence o Grande Prêmio da PF e ainda leva mais dois troféus

Presidente Boudens fala à Jovem Pan sobre perda de direitos dos PF

Marcus Firme é eleito presidente da Fenapef, dos policiais federais