Aprovados, após anos de luta da Fenapef, plano de saúde e sobreaviso para policiais federais

Fonte: Comunicação Fenapef

Data: 24/05/22

Os policiais federais conquistaram uma grande vitória no Senado Federal nesta terça-feira (24). Foi aprovada pelo plenário a Medida Provisória n° 1080/21, que garante o financiamento do plano de saúde da categoria e a indenização por sobreaviso. O texto aprovado segue para a sanção do presidente Jair Bolsonaro.

O texto, que precisava ser apreciado e votado pelo Congresso, no máximo até esta quarta-feira (25) para que não ‘caducasse’ (perdesse a validade), foi aprovado pela Câmara no dia 12, graças ao esforço dos deputados Aluísio Mendes (PSC-MA) e Sanderson (PL-RS), que trabalharam pelo texto desde que ele foi apresentado ao Legislativo.

“Todo policial federal que esperou anos por um plano capaz de garantir os cuidados e a proteção de sua saúde tem muito a agradecer aos dois deputados, que também integram a corporação”, lembrou o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Marcus Firme.

Vale lembrar que, na Câmara, o texto foi melhorado por iniciativa do deputado Aluísio Mendes. Relator da proposta, ele ampliou o percentual de recursos do Funapol que podem ser utilizados para o pagamento de despesas com saúde e custeio de gastos com hospedagem, transporte e alimentação de servidores em missão. Pela proposta apresentada pelo Executivo, o teto era de 30% do montante total e chegou ao Senado já com limite ampliado para 50%.

Trata-se de uma regulamentação histórica, cujas conquistas, agora implementadas, são objeto de luta desde 1988 e somente se tornaram realidade graças ao esforço dos deputados Aluísio Mendes e Sanderson; e da Fenapef.

De autoria do Poder Executivo, a MP altera a Lei Complementar n° 89/97, que resultou na criação do fundo. Autorizar o uso dos recursos em benefício dos servidores, de acordo com o Executivo, é corrigir a “distorção” que impedia a corporação de realocar parte dos recursos do fundo em benefício da criação de um plano de saúde dos servidores, rotineiramente expostos a risco e até mesmo feridos em operações.

Indenização

Sobre a proposta de indenização por sobreaviso, o texto determina que o ministro da Justiça e Segurança Pública estabelecerá os limites e condições, segundo a disponibilidade orçamentária. A indenização poderá ser paga ao servidor da Polícia Federal que permanecer voluntariamente à disposição do serviço, conforme escala prévia, à espera de convocação para se apresentar ao serviço depois de sua jornada regular de 8 horas diárias ou 40 horas semanais.

No caso de o servidor ficar em disponibilidade sem ter se voluntariado, as horas de efetivo trabalho por convocação serão apenas compensadas, vedado o pagamento de indenização.

OUTRAS NOTÍCIAS

Profissionais de segurança pública podem ter isenção da taxa de renovação da CNH

Atendimento Especializado da Canal América para Policiais Federais Segurados Mapfre

Programa de atenção e cuidado à saúde mental dos policiais federais é implementado

Mesa Setorial dos policiais federais será instalada, segundo representante do MJSP