Policial Federal lança livro em Belo Horizonte

Data: 21/08/17

“Passaporte para o Terror: Os Voluntários do Estado Islâmico”, é o título do livro que será lançado hoje (21), em Belo Horizonte (MG), pelo agente de Polícia Federal e mestre em Relações Internacionais pela PUC Minas, Guilherme Damasceno, com co-autoria de Jorge Lasmar, professor da PUC Minas e doutor em Relações Internacionais pela London School of Economics and Political Science, na Inglaterra.

De acordo com o policial federal, o livro é resultado de uma minuciosa pesquisa acadêmica iniciada em 2012, muito antes do Estado Islâmico (EI) ganhar notoriedade na mídia internacional. “Quem tiver a oportunidade de ler o livro certamente vai conseguir entender melhor as condições que propiciaram o surgimento de um grupo como esse e entender o que está acontecendo hoje na Europa”.

A obra elucida os motivos pelos quais milhares de pessoas migram para a Síria e o Iraque para ingressar no Estado Islâmico. Atualmente, são mais de 30 mil homens, mulheres e crianças vindas de várias partes do mundo e que largaram tudo para se juntar ao Califado.

“Muito da bibliografia sobre terrorismo é escrita por acadêmicos e em alguns aspectos, lhes faltam a vivência acerca das limitações materiais dos orgãos e algumas soluções propostas acabam sendo irrealizáveis na prática. Nesse ponto, fazer parte da Polícia Federal me ajudou a trazer este conhecimento que faltava”, acrescentou Damasceno.

O leitor vai compreender o fenômeno e o histórico do movimento transnacional de pessoas e suas repercussões em termos de contraterrorismo ao longo de anos e décadas.

Serviço Data: 21 de agosto de 2017 Horário: 19h às 22h Endereço: Livraria Leitura – Pátio Savassi – Lojas 235/236 Avenida do Contorno, 6061 – Funcionários Belo Horizonte, MG