Novembro azul: cuidados com a saúde do homem

Fenapef reforça a campanha de combate ao câncer de próstata

Fonte: Comunicação Fenapef

Data: 09/11/22

Neste mês de novembro, a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) alerta a população masculina sobre a importância do cuidado com a saúde. Somente no triênio 2020/2022, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimou 65.840 novos casos de câncer de próstata, segunda doença que mais mata homens no mundo.

Conhecida popularmente como “Novembro Azul”, a campanha é internacionalmente dedicada às ações relacionadas à saúde integral do homem e à prevenção ao câncer de próstata. O mês foi escolhido em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado no próximo dia 17.

Dados do Ministério da Saúde apontam que diagnosticar a doença precocemente pode aumentar em 90% as chances de cura. A detecção precoce do câncer é a estratégia utilizada para encontrar e tratar o tumor numa fase inicial e, assim, aumentar a chance de que o tratamento seja bem-sucedido.

A realização de exames de rotina ajuda não só na detecção de tumores na próstata, mas também no controle de fatores de risco como a hipertensão, diabetes e colesterol alto, que podem levar a doenças cardiovasculares com consequências graves. O monitoramento desses fatores reduz consideravelmente a chance de desenvolvimento das doenças preveníveis.

Sinais de alerta

O Inca apresenta alguns sinais e sintomas que devem ser considerados para a realização de uma investigação mais detalhada:

• Dificuldade de urinar;
• Diminuição do jato de urina;
• Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite;
• Sangue na urina.

Na maior parte das vezes, esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante que eles sejam investigados por um médico.

A visita ao urologista deve ocorrer anualmente, a partir dos 45 anos de idade e se deve realizar o exame de toque e de Antígeno Prostático Especifico (PSA), principais meios para detectar a doença precocemente. Se cuide! Aproveite o mês de novembro para se lembrar da sua saúde. Você é importante!

OUTRAS NOTÍCIAS

Ação da Proporcionalidade: pedido de vistas pode caracterizar obstrução indevida

Pagamento de diárias é tema de reunião entre representantes da Fenapef e da Polícia Federal

Diretor Jurídico da Fenapef defende regulamentação de convenção internacional

Diretores da Fenapef participam de reunião com o ministro Ricardo Lewandowski