Medidas para fortalecer e modernizar o controle aduaneiro são discutidas em seminário

Diretor da Fenapef sugere integração dos sistemas e a cooperação internacional entre as polícias

Fonte: Comunicação Fenapef

Data: 18/08/22


Nesta quinta-feira (18), foi realizada a primeira edição do Diálogo Aduaneiro - Desafio para o controle das fronteiras e o fortalecimento da economia nacional. O seminário é promovido pelo Sindireceita e tem como objetivo discutir propostas de fortalecimento e modernização do controle aduaneiro no país, para facilitar o comércio exterior e combater o contrabando e o tráfico internacional de drogas.

A Federação Nacional dos Policiais Federais foi representada pelo presidente Marcus Firme e pelo diretor financeiro Júlio César Nunes, que contribuiu com a palestra Situação das fronteiras no Brasil – Desafios e soluções. “Quando falamos em fronteira, não podemos falar apenas de entrada e saída de pessoas, de armas, de contrabando, mas também precisamos falar das questões sociais. Existem consequências para a região, como aumento da taxa de homicídio, por exemplo, muitas vezes decorrentes da falta de estrutura das forças de segurança”, disse Júlio César.

Para uma fiscalização mais efetiva nas fronteiras, o diretor da Fenapef sugere ações, como uma definição clara do papel de cada órgão de segurança pública envolvido na fiscalização, bem como a integração dos sistemas e a cooperação internacional entre as polícias de países fronteiriços, dentre outros pontos.

"Considero também como ponto importante para a fiscalização a mudança no sistema de persecução penal do Brasil, ou seja, precisamos do ciclo completo de polícia e de estrutura de carreira que valorize a meritocracia e a experiência”, comentou. O ciclo completo se resume em o mesmo órgão policial atender a uma ocorrência de crime e ter a possibilidade legal de investigá-lo até o fim, sem ter, necessariamente, de passar por outros órgãos de segurança. O agente deve ser capaz de unir sua expertise operacional à sua capacidade investigativa.

Realizado no Centro Cultural Brasil XXI, o seminário foi gratuito e contou, também, com a presença de analistas tributários e especialistas em segurança e comércio exterior. Para conferir o evento, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=ySYmvjluZOs.

OUTRAS NOTÍCIAS

Mestre em saúde coletiva fala da importância de buscar ajuda aos problemas de saúde mental

Série de palestras discute suicídio entre policiais federais

Aprofunde seus conhecimentos em Ciências Policiais e Segurança Multidimensional

Ação exige que União cumpra regras previstas na Reforma da Previdência