Fenapef recebe comissão de aprovados PCDs do último concurso

Eles pedem apoio para definição de critérios claros para etapa biopsicossocial; assunto será tratado em reunião na DGP

Fonte: Comunicação Fenapef

Data: 06/10/21

Candidatos aprovados no último concurso nas vagas para PCDs (Pessoas com Deficiências) querem regras mais claras para os exames de saúde e biopsicossocial. Eles contam que em alguns casos, dois aprovados com laudos indicando o mesmo número de CID (Classificação Internacional de Doenças) tiveram tratamentos completamente diferentes pela banca: um sendo considerado apto e outro inapto para a Polícia Federal.

Há relatos também de pessoas que foram aprovadas no exame médico e, em seguida, informadas de que haviam perdido o prazo para recorrer da desclassificação por não se enquadrarem no que a banca considera PCD. “Não há como perder o prazo se não se é informado de que o recurso é necessário”, estranham.

Recebida pelos diretores parlamentar, Marcus Firme, e jurídico, Flávio Werneck, da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), nesta terça-feira (05), a comissão agradeceu pelo apoio já recebido pela Federação e pediu novas ‘dicas’ sobre como agir na próxima etapa, a de avaliação biopsicossocial.

Muitos candidatos ressaltam que, em concursos para carreiras policiais, candidatos PCDs passam por todas as fases: as provas objetivas e discursivas, o Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação médica e outras. Mas, na etapa biopsicossocial, acabam, em sua grande maioria, eliminados. Vários já têm, inclusive, decisões liminares para prosseguir no certame.

No último concurso da PF, apenas 31 dos 120 candidatos com deficiência foram considerados aptos.

Os critérios para a classificação de candidatos PCDs e também a convocação de aprovados fora do limite das vagas anunciadas no edital dos concursos estarão entre os pontos da pauta da próxima reunião com a Direção de Gestão de Pessoal (DGP), marcada para o dia 12 de novembro.

OUTRAS NOTÍCIAS

Não há projeto de carreira em discussão interna, nem em tramitação junto ao Governo

5º Prêmio Policiais Federais de Jornalismo já tem seus 15 finalistas

Sanderson detalha atuação no Congresso em defesa dos direitos dos policiais federais

Presidente Boudens e deputado Aluísio Mendes abrem a AGE da Fenapef