Fenapef e sindicatos reúnem demandas dos papiloscopistas federais

Em encontro nacional virtual, eles pediram formalização das atribuições reconhecidas judicialmente e modernização das estruturas de gestão e trabalho pericial de identificação

Fonte: Comunicação Fenapef

Data: 29/07/21

A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) reuniu nesta quarta-feira (28), de maneira virtual, papiloscopistas policiais federais de todo o Brasil para a construção de uma agenda de demandas a serem encaminhadas à Direção Geral da Polícia Federal e ao Ministério da Justiça. O encontro faz parte do calendário da direção da Federação de ouvir todos os cargos que integram as carreiras da Polícia Federal, tanto a policial quanto a administrativa, e em parceria com as entidades associativas ou sindicais dos cargos.

Entre as principais reivindicações está a garantia formal de que papiloscopistas são profissionais qualificados e habilitados para a realização de perícia oficial, pauta já ratificada em decisão recente do STF. Outro pedido é pela modernização de equipamentos e sistemas de gestão. As atribuições complexas dos papiloscopistas foram consideradas essenciais para a valorização da categoria.

No final do ano passado, um encontro nos mesmo moldes foi feito com os escrivães e, na próxima semana, os debates prosseguirão, dessa vez com os servidores administrativos e o SINPECPF.

OUTRAS NOTÍCIAS

Ação da Proporcionalidade: pedido de vistas pode caracterizar obstrução indevida

Pagamento de diárias é tema de reunião entre representantes da Fenapef e da Polícia Federal

Diretor Jurídico da Fenapef defende regulamentação de convenção internacional

Diretores da Fenapef participam de reunião com o ministro Ricardo Lewandowski