Aposentadorias e licença-capacitação na pauta de reunião entre Fenapef e DGP

Fenapef reforçou demandas da categoria em encontro com a diretora Cecília Franco

Fonte: Comunicação Fenapef

Data: 25/10/20

Uma longa reunião na semana passada com a diretora de gestão de pessoal, Cecília Franco, marcou o avanço de duas das principais demandas dos policiais federais: aposentadorias e licença-capacitação.
O presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luís Antônio Boudens, e os diretores parlamentar, Marcus Firme, e de Estratégia Sindical, Júlio César Nunes, apresentaram as dúvidas da categoria sobre a aposentadoria dos policiais federais que aderiram ao Funpresp (Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal).
“Como a Fenapef e outras entidades conseguiram garantir a integralidade e a paridade para todos que já estavam na Polícia Federal atéa promulgação da reforma, é preciso encontrar uma solução para os contribuintes do Funpresp”, explicou Boudens. A diretora Cecília disse que já estava ciente do problema e está trabalhando em uma solução junto ao Ministério da Economia para que haja um procedimento padrão nesses casos.
O grupo também tratou do problema de dois processos de aposentadorias. São dois casos de policiais – um lotado em Minas Gerais e outro em São Paulo – que estão se alongando demais, alcançaram alta complexidade e podem trazer prejuízo para a dupla.
Plano de Preparação para Aposentadoria
Uma proposta apresentada pela Fenapef há mais de cinco anos, para apoiar o policial recém-aposentado ou o que está próximo da aposentadoria, foi desengavetada e está em plena execução na Diretoria de Gestão de Pessoal. Um grupo de trabalho foi montado para tratar do Plano de Preparação para Aposentadoria (PPA). A Fenapef vai se reunir com o grupo, debater as propostas e trabalhar com a DGP para formular um plano final de apoio a esses policiais.
Uma nova reunião com a diretora Cecília será agendada para tratar especificamente do tema aposentadoria.
Licença-capacitação
Uma nova instrução normativa deve ser assinada ainda nesta semana para tratar do novo percentual para concessão da licença-capacitação. Isso é o que garante a diretora de gestão de pessoal da Polícia Federal, Cecília Franco. Ela assegurou ao presidente Boudens que o novo texto vai parametrizar e regulamentar a licença.
“É uma demanda antiga da categoria que vai ser solucionada em breve”, disse Boudens.

OUTRAS NOTÍCIAS

Ação da Proporcionalidade: pedido de vistas pode caracterizar obstrução indevida

Pagamento de diárias é tema de reunião entre representantes da Fenapef e da Polícia Federal

Diretor Jurídico da Fenapef defende regulamentação de convenção internacional

Diretores da Fenapef participam de reunião com o ministro Ricardo Lewandowski