Sinpef/PB Participa de Semana de Atualização Jurídica

Data: 24/05/16

Sinpef-PB

No começo deste mês, o Sindicato dos Policiais Federais da Paraíba participou da Semana de Atualização Jurídica promovida pela Faculdade Internacional da Paraíba que tinha por objetivo abordar temas ligados ao universo jurídico, tendo como público-alvo alunos do curso de Direito.  Na oportunidade, foram apresentados temas relevantes sobre crime organizado e atuação da Polícia Federal.

Na abertura, o APF Goes, Especialista em Segurança Pública e Ciências Criminais, discorreu sobre a importância da atividade investigativa realizada pela PF e alguns métodos utilizados, destacando a importância da qualificação multidisciplinar dos Agentes Federais nas investigações contra o crime organizado. Destacou também a utilização de técnicas modernas pelos criminosos para a atuação policial o que acarretou a modernização da investigação policial, baseada na qualificação e especialização do Agente Federal. Como exemplo, foi citado a atuação dos Agentes Federais no combate ao crime de pedofilia pela Internet, a evolução dos meios investigativos que redundaram na prisão de vários criminosos da Paraíba. Tudo isso consequência da formação de policiais na área de Tecnologia da Informação.

Em seguida,  O Prof.Dr. Cláudio Lameirão abordou a questão histórica e legislativa no combate a esta modalidade criminosa, apontando pontos favoráveis e desfavoráveis a atuação policial. O Advogado e professor Edigardo Ferreira destacou a importância na celeridade processual e dos tratados internacionais na cooperação entre os Estados Signatários no combate a esta modalidade criminosa, sem esquecer da observância dos direitos fundamentais.

A seguir, os palestrantes passaram a responder perguntas dos alunos, algumas delas voltadas as atividades operacionais realizadas pela PF, tais como: infiltração policial, interceptação telefônica; estatuto do desarmamento,  crimes cibernéticos e a atuação da PF nos Jogos Olímpicos.  Aqui discorremos sobre a atuação da PF nas áreas operações especiais, inteligência e investigação policiais, juntamente com outros órgãos  de segurança pública nos locais que sediaram os jogos,

Ao final, os Coordenadores do evento, Prof. Antonio Toscano e Prof. Galdino Toscano, agradeceram a todos pela participação no evento, salientando a importância especial que deve ser dada a segurança pública e ao excelente trabalho que vem sendo realizado pela PF.

OUTRAS NOTÍCIAS

Servidores da Polícia Federal mais uma vez protestam por valorização

Eles têm histórias para contar: Delemaph

Policiais federais, rodoviários federais e penais se reúnem para cobrar compromisso do governo

Ato por valorização reúne grande número de servidores da Polícia Federal