Presidente do Sinpef/PI manifesta apoio a policiais civis

Data: 10/04/18

O presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Federal no Piauí, agente especial Marcos Avelino, prestou apoio aos policiais civis do estado em manifestação da categoria realizada nesta segunda-feira (9), na sede do Sindicato dos Policiais Civis. No evento, Avelino falou sobre o modelo de segurança pública dos países de primeiro mundo e políticas de valorização policial.

O agente também destacou as propostas conduzidas pela Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) com as representações sindicais, como a unificação dos cargos de agente e escrivão e a regulamentação da carreira, nos moldes do Federal Bureau of Investigation (FBI).

Avelino alerta que há um projeto em tramitação na Assembléia Legislativa que acaba com o cargo de escrivão, mas sem prever uma política de transição. "Pode trazer uma série de impactos negativos à carreira", explica.

Segundo o presidente, é essencial que haja um debate para que o projeto seja construído coletivamente. "Uma proposta nos nos moldes do que vem sido proposto pela Federação, em que a fusão dos cargos de escrivão e agente origina em um novo cargo com atribuições complexas e definidas em lei", sugere.

Entenda

Na última semana agentes, escrivães e peritos da Polícia Civil estado iniciaram paralisação por tempo indeterminado. O movimento visa denunciar o sucateamento do setor e pressionar o governo a cumprir um acordo firmado em 2015 com a categoria. A falta de posicionamento do Governo resultou na suspensão de investigações e registros de boletins de ocorrência nas delegacias.

Comunicação Fenapef

OUTRAS NOTÍCIAS

Sindicato consegue liminar contra MP do reajuste

Gabinete Integrado solicita mudanças no relatório do CPP

Serjão Pinheiro fala sobre intervenção no Rio, violência e situação da...

Plano de saúde da Unimed terá reajuste em junho