Polícia Federal prende falsos médicos no interior de São Paulo

Data: 20/07/16

6snm6yzevghqykivz7muzz6biA Polícia Federal (PF) prendeu falsos médicos na manhã desta terça-feira (19) na Operação Tumi, deflagrada no interior de São Paulo. A ação combate crimes de falsidade documental, uso de documento falso e exercício ilegal de medicina.

Segundo a Polícia Federal, os investigados são dois irmãos que, embora não tenham completado o curso superior de graduação em Medicina, teriam obtido a inscrição para o exercício da profissão mediante a apresentação de diplomas falsos perante o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), os quais apontavam como especialidade a cirurgia médica.

A PF aponta que os falsos médicos atuavam desde 2012 na região de Avaré, no interior paulista, atendendo em hospitais públicos e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Os diplomas falsos, de acordo com a Polícia Federal, foram supostamente emitidos por universidade privada localizada na Bolívia e revalidados no Brasil para a posterior apresentação junto ao Conselho Regional de Medicina, "visando a obtenção fraudulenta de autorização para exercer a profissão médica".

A falsidade dos documentos foi confirmada pela Justiça boliviana por meio de pedido de cooperação jurídica internacional, informa a PF.

As penas para os crimes investigados variam de seis meses a seis anos de reclusão e multa.

Tumi O nome da operação que culminou na prisão dos dois irmãos (Tumi) se refere a facas que possuíam o formato da letra "T", um símbolo do Deus da medicina inca. Essas ferramentas eram utilizadas em diversos tipos de intervenções cirúrgicas, como por exemplo aquelas a fim de retirar ossos fraturados, pedaços de metal ou restos de armas dos crânios dos guerreiros feridos.

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef comemora sucesso da policial federal Adriana Pitta

PF realiza leilão de viaturas e materiais em Natal

Polícia federal faz a maior apreensão de cocaína do ano no Rio Grande do Sul

Operação cartão vermelho combate facção criminosa