Polícia Federal investiga fraudes de R$ 13 milhões em construções de luxo em Balneário Camboriú

Data: 09/05/17

A Polícia Federal deflagrou uma operação nesta terça-feira de manhã no Litoral catarinense para desarticular uma suposta associação criminosa. De acordo com a PF, estariam envolvidos empresários do ramo da construção civil de Itajaí e Balneário Camboriú, dois doleiros denunciados em uma operação em 2015, dois empresários americanos e um alemão — representantes de uma marca internacional de veículos de alto luxo — e dois corretores de imóveis.

Ao todo, 45 policiais foram mobilizados para cumprir nove mandados de busca e apreensão e dois de prisão temporária em Balneário Camboriú e Itajaí. Há ainda uma cooperação internacional para o interrogatório de três empresários estrangeiros nos Estados Unidos e na Alemanha. A suspeita é de que a organização criminosa tenha movimentado de forma fraudulenta mais de R$ 13 milhões.

O esquema começou a ser desvendado durante a operação Ex-Cambio, deflagrada em 2015, que investigou quatro organizações compostas por doleiros que praticavam crimes de evasão de divisas com fraude cambial, gestão fraudulenta de instituições financeiras e lavagem de dinheiro. Durante a investigação de uma operação de câmbio feita por uma empresa fantasma para pagar uma companhia norte-americana de empreendimentos de luxo, a PF descobriu que o real pagador era uma construtora de Balneário Camboriú. O contrato fraudado deveria ser feito para uma empresa alemã detentora de uma marca de carros de luxo para que a construtora usasse a marca no Brasil.

Para evitar altos custos, os envolvidos teriam feito o pagamento através de contratos fraudados de câmbio à licenciadora da marca nos Estados Unidos, para que essa empresa repassasse o dinheiro à Alemanha.

O nome das empresas envolvidas não foi divulgado até o momento e, segundo a PF, os envolvidos devem responder pelos crimes de fraude em contratos de câmbio, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef comemora sucesso da policial federal Adriana Pitta

PF realiza leilão de viaturas e materiais em Natal

Polícia federal faz a maior apreensão de cocaína do ano no Rio Grande do Sul

Operação cartão vermelho combate facção criminosa