Polícia Federal combate crimes ambientais e cumpre mandados em cinco municípios

Data: 03/10/17

A Polícia Federal e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deflagraram, hoje, a operação Florestas Virtuais. Ao todo foram cumpridos 20 mandados de buscas e apreensões em Sinop, Santa Carmem, Nova Monte Verde, Cuiabá e Itaúba (onde um empresário foi preso por posse ilegal de arma de fogo). As investigações começaram em 2014. Está sendo apurado o envolvimento de empresários do estado do Pará.

O delegado Gabriel Costa, informou, ao Só Notícias, que o objetivo é colher provas contra um grupo de empresários, contadores e engenheiros florestais que estavam inserindo dados falsos nos sistemas Sisflora de Mato Grosso e do Pará e Sistema-DOF. “Esse grupo visava a comercialização virtual de madeira extraída de forma ilegal. Eles estavam inserindo dados falsos nos sistemas ambientais, o que permitia que a madeira fosse vendida legalmente. Foi identificado que os investigados causaram prejuízos ambientais estimados em mais de R$ 1 bilhão”, declarou delegado.

“A PF identificou diversas madeireiras fantasmas ou com baixo potencial produtivo que foram constituídas pelos investigados em nome de “laranjas” unicamente para geração e movimentação virtual fraudulenta de créditos de produtos florestais, que posteriormente eram transferidos para empresas situadas em regiões com grande potencial madeireiro, enganando os órgãos de fiscalização e inserindo os produtos com aparência de legalidade no mercado consumidor”, afirmou Gabriel.

Os investigados podem responder por diversos crimes contra a flora, furto e receptação de madeira, lavagem de capitais e falsidade ideológica.

Só Notícias

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef comemora sucesso da policial federal Adriana Pitta

PF realiza leilão de viaturas e materiais em Natal

Polícia federal faz a maior apreensão de cocaína do ano no Rio Grande do Sul

Operação cartão vermelho combate facção criminosa