Polícia Federal apreende 300 toneladas de madeira ilegal em rio no Amazonas

Data: 29/01/18

A Polícia Federal apreendeu uma carga com 300 toneladas de madeira transportada de forma ilegal no Rio Solimões, no Amazonas. A embarcação apreendida atracou, na madrugada desta segunda-feira (29), em um dos portos de Manaus, escoltada por agentes. A madeira está avaliada em mais de R$ 2 milhões. Dois homens foram presos.

Agentes federais localizaram a balsa próximo à cidade de Novo Aripuanã, a 1.200 quilômetros de Manaus. A carga era transportada sem nenhum tipo de cobertura e chamou a atenção da fiscalização.

O delegado Flávio Albergaria disse à Rede Amazônica que as irregularidades foram flagradas durante uma fiscalização de rotina.

Segundo a polícia, a embarcação também transportava mais de uma tonelada de carvão com documentação irregular.

Além disse, o dono da embarcação também transportava dois tracajás - espécie de tartaruga em extinção - que seria consumida durante as refeições. Por isso, ele foi multado em R$ 10 mil, cinco mil por cada animal.

A madeira apreendida e vai passar por uma perícia.

Cinco homens que estavam na embarcação foram detidos e levados para a sede da Polícia Federal. Dois foram presos.

A Polícia Federal disse que as investigações para investigar o crime serão mantidas para identificar quem são os envolvidos pela compra e venda da madeira.

Fiscalização

O comando da corporação, em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), intensificou a fiscalização no transporte de madeira pelos rios do Amazonas nos últimos meses.

A principal suspeita é que empresários do setor retiram madeira de áreas preservadas e sonegam impostos declarando um valor menor do que realmente é transportado.

Em novembro, a Polícia Federal, junto com o Ibama, encontrou mais de 400 contêineres transportando 11 mil toneladas de madeira ilegal em Manaus.

Fonte: G1

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef comemora sucesso da policial federal Adriana Pitta

PF realiza leilão de viaturas e materiais em Natal

Polícia federal faz a maior apreensão de cocaína do ano no Rio Grande do Sul

Operação cartão vermelho combate facção criminosa