PF participa da Global Joint Action Day

Data: 12/06/17

Guarulhos/SP - A Polícia Federal, em colaboração com a Europol, encerrou na última sexta-feira (9/6) a operação Global Joint Action Day, que objetiva identificar fraudes por meio de cartões de crédito na compra de passagens aéreas.

A Polícia Federal, por meio do acordo de cooperação estratégica assinado em Haya em conjunto a Europol, participou em 10 aeroportos no Brasil da Operação Global Joint Action Day, deflagrada mundialmente entre os dias 5 a 9/6 com o objetivo de reprimir fraudes na aquisição de bilhetes aéreos com cartões de crédito clonados. Somente no Aeroporto de Guarulhos, foram identificados três casos, sendo dois referentes a voos internacionais. Policiais federais e civis identificaram o suspeito de vender os bilhetes aéreos. Contra ele, já havia indiciamento por estelionato ocorrido neste mês. O Brasil é apontado como o 4º colocado no ranking mundial na compra fraudulenta de passagens aéreas com cartões de crédito.

Criminosos, radicados em diversos países, têm causado grandes prejuízos e transtornos às pessoas e empresas de cartões de crédito, clonando e capturando senhas de possuidores desses cartões para, entre outras coisas, adquirir passagens aéreas nacionais e internacionais. Trata-se de um crime que, além da transnacionalidade, ainda possui a característica peculiar que faz com que a polícia possua um tempo exíguo para agir, localizar e prender os criminosos.

Tido como prioritários pela Europol, os crimes cibernéticos, especialmente os realizados no âmbito do e-commerce, movimentaram em 2014 a soma de 16 bilhões de dólares e em 2016 esse montante passou para mais de 20 bilhões, segundo o MRC (www.merchantriskcouncil.org/about-mrc). Na França, em junho de 2016, durante o Retail Week Action, houve 53 prisões e 140 mandados de busca nos países membros. Lá, somente em dois aeroportos, no período de 2014 a 2016, foram mais de 93 prisões.

Além da Europol, participaram da operação a Interpol, Ameripol, Aircop e órgãos de segurança interna de diversos países. No Brasil, também participam a Polícia Civil, empresas aéreas e empresas de cartões de crédito.

Fonte: Polícia Federal 

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef comemora sucesso da policial federal Adriana Pitta

PF realiza leilão de viaturas e materiais em Natal

Polícia federal faz a maior apreensão de cocaína do ano no Rio Grande do Sul

Operação cartão vermelho combate facção criminosa