PF desarticula grupo criminoso especializado no desvio de produtos químicos

Data: 10/11/17

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (10/11) a Operação Cordus, para desarticular uma organização criminosa especializada no desvio de produtos químicos para o tráfico de drogas.

Policiais federais cumprem 47 mandados judiciais, sendo 11 mandados de prisão temporária, 7 mandados de condução coercitiva e 29 mandados de busca e apreensão nas cidades de Assis, Cotia, Diadema, Guarulhos, Jundiaí, Piracicaba, Praia Grande, São Bernardo do Campo e São Paulo, no Estado de São Paulo, e em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, todos expedidos pela 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo.

O inquérito policial aponta que os suspeitos utilizavam empresas atuantes no comércio de produtos químicos controlados para comprar as substâncias que eram revendidas para traficantes de drogas para o preparo da cocaína. Durante o período da investigação, iniciada em março de 2017, foram apreendidos 925 kg de teofilina, 404 kg cafeína e 320 litros de acetona, além de 270 kg de cocaína.

A Polícia Federal realiza o controle de empresas que comercializam produtos químicos que possam ser usados para o refino de entorpecentes ou adicionados a drogas ilícitas para aumentar o seu volume na venda para o usuário.

Os investigados serão indiciados pela prática de crimes de comercialização de produtos químicos destinados à preparação de drogas e associação para o tráfico de drogas, com penas 3 a 15 anos e multa.

Valerius Cordus, naturalista alemão, foi o primeiro a obter o éter no século XVI. O éter é uma das substâncias cujo comércio é controlado e fiscalizado pela Polícia Federal, por ser utilizado no refino da cocaína.

Haverá entrevista coletiva, às 11h, no auditório da Superintendência Regional da Polícia Federal em São Paulo localizado na Rua Hugo D’Antola, 95, Lapa de Baixo, andar térreo.

  Agência de Notícias da Polícia Federal

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef comemora sucesso da policial federal Adriana Pitta

PF realiza leilão de viaturas e materiais em Natal

Polícia federal faz a maior apreensão de cocaína do ano no Rio Grande do Sul

Operação cartão vermelho combate facção criminosa