PF desarticula esquema de fraudes na obtenção de benefícios previdenciários

Data: 15/06/17

Ponta Porã/MS - A Polícia Federal, em conjunto com a Coordenação de Inteligência Previdenciária do Ministério da Fazenda (COINP) e com o Ministério Público Federal (MPF), deflagrou na manhã desta quarta-feira (14/6) a Operação Raposa Kaiowá, com o objetivo de desarticular um esquema de fraude promovido por uma falsa advogada indigenista voltado para a obtenção fraudulenta de benefícios de aposentadoria por idade rural a indígenas.

Durante a ação, foram cumpridos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal de Ponta Porã, contra uma estelionatária que se apresentava falsamente como advogada indigenista e se utilizava desse pretexto para aliciar indígenas para fraudes contra a Previdência Social.

As investigações evidenciaram que a estelionatária se apresentava como advogada (embora não o fosse) especializada na promoção dos direitos indígenas, para conquistar a confiança deles (em sua maior parte da etnia Kaiowá), visando a manipulá-los e a explorá-los financeiramente.

Foram identificadas pelo menos três fraudes contra a Previdência Social, as quais totalizam um prejuízo evitado à União estimado em mais de R$ 600 mil. Além disso, identificou-se inúmeras fraudes em empréstimos consignados tendo indígenas da etnia Kaiowá como vítimas preferenciais.

A operação foi denominada Raposa Kaiowá em alusão à característica traiçoeira e oportunista das raposas na captura de suas vítimas, a qual se assemelha à astúcia utilizada pela presa no trato com indígenas.  Além disso, o nome da operação remete à Operação Coiote Kaiowá, a qual foi deflagrada pela Polícia Federal em 2015, no município de Amambai, e tinha como alvo esquema de fraudes previdenciárias de natureza similar.

Fonte: Polícia Federal 

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef comemora sucesso da policial federal Adriana Pitta

PF realiza leilão de viaturas e materiais em Natal

Polícia federal faz a maior apreensão de cocaína do ano no Rio Grande do Sul

Operação cartão vermelho combate facção criminosa