PF deflagra Operação Pseudocídio em Belém

Data: 27/09/17

A Polícia Federal deflagrou, na manhã de hoje(27), a Operação Pseudocídio em Belém/PA que cumpriu 01 (um) mandado de prisão preventiva, 01 (um) mandado de condução coercitiva e 01 (um) mandado de busca e apreensão.

Em investigação foi constado que o principal investigado forjou a própria morte com o intuito de obter pensão por morte. Sendo que foi identificado , até o momento, que ele utiliza quatro identidades diferentes. Ressalte-se que em 2015 , ele já havia sido preso em flagrante pela Polícia Federal também por crime contra a Previdência Social. Na ocasião, ele acompanhava uma idosa que se passava por uma pessoa fictícia a fim de tentar obter benefício assistencial ao idoso de forma fraudulenta.

Cumpre registrar que o investigado tem relação com mais de 50 benefícios assistenciais ao idoso com fortes indícios de serem fraudulentos. Nesse tipo de fraude, as quadrilhas criam pessoas fictícias com mais de 65 anos por meio de falsificação de documentos públicos como RG, CPF, certidões de nascimento com intuito de obter o benefício assistencial.

Se comprovada os fortes indícios de irregularidade nos benefícios citados, o prejuízo estimado aos cofres públicos ultrapassa os 3 milhões de reais, de acordo com a REINP/PA- Representação de Inteligência Previdenciária no Pará (órgão integrante da Força Tarefa).

O investigado preso será ouvido na Superintendência Regional da Polícia Federal no Pará e encaminhado ao presídio, onde ficará à disposição da justiça.

"Pseudocídio"é um termo utilizado para a pessoa que forja a própria morte e adquire uma nova identidade.

Fonte: Agência de Notícias da Polícia Federal

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef comemora sucesso da policial federal Adriana Pitta

PF realiza leilão de viaturas e materiais em Natal

Polícia federal faz a maior apreensão de cocaína do ano no Rio Grande do Sul

Operação cartão vermelho combate facção criminosa