PF cumpre mandados de busca em combate à lavagem de dinheiro na BA

Data: 02/06/16

Operação em Goiás

A Polícia Federal deflagra na manhã desta quinta-feira (2), a Operação Orobó, com o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão nos municípios de Salvador, Feira de Santana e Ruy Barbosa. Na capital baiana, um dos mandados é cumprido no bairro Cidade Jardim. Cerca de 30 policiais federais participam da ação.

A ação é um desdobramento da Operação Águia de Haia, realizada em julho de 2015. A ação desarticulou o esquema criminoso de desvio de recursos públicos que causou um prejuízo de mais de R$ 6,6 milhões aos cofres do município de Ruy Barbosa.

A "Orobó" investiga a lavagem do dinheiro desviado na cidade. Os mandados cumpridos nesta quinta-feira foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, e pretendem localizar e apreender provas da ocultação dos valores desviados. A suspeita é que os recursos desviados foram utilizados para a aquisição imóveis, veículos e outros bens.

Também são cumpridos mandados de busca e apreensão em escritórios de dois advogados suspeitos de participação na organização criminosa. Segundo a PF, os profissionais atuaram em conluio para atrapalhar o andamento das investigações.

O nome da operação, Orobó, é uma referência à serra aos pés da qual está localizado o município de Ruy Barbosa.

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef comemora sucesso da policial federal Adriana Pitta

PF realiza leilão de viaturas e materiais em Natal

Polícia federal faz a maior apreensão de cocaína do ano no Rio Grande do Sul

Operação cartão vermelho combate facção criminosa