PF combate o tráfico internacional de drogas

Data: 29/08/17

A Polícia Federal deflagrou nesta manhã (29/8) a Operação Coroa, para desarticular grupo criminoso responsável pela distribuição de drogas no Rio Grande do Sul e no Mato Grosso do Sul. Policiais federais cumprem 7 mandados de prisão preventiva e 9 de busca e apreensão nas cidades de Caxias do Sul/RS e Ponta Porã/MS, e em Assunção, no Paraguai. Também foram executados o bloqueio das contas bancárias de seis investigados e o sequestro de 13 veículos, entre automóveis e caminhões.

A Polícia Federal identificou que a organização criminosa adquiria cocaína diretamente de um narcotraficante brasileiro que está preso no Paraguai por crimes praticados naquele país. A droga ingressava no Brasil por Ponta Porã para ser comercializada na Serra Gaúcha.

O narcotraficante já foi alvo de quatro operações da Polícia Federal (Matriz, Panóptico, Suçuarana e Argus). Três processos para sua extradição estão em tramitação.

Durante as investigações, iniciadas em março, foram apreendidas mais de 4,6 toneladas de drogas (cocaína e maconha), em ações realizadas em Veranópolis/RS, Maringá/PR e Campo Grande/MS. Dois caminhões e um automóvel utilizados no transporte também foram apreendidos e três homens presos em flagrante. Estima-se que o lucro obtido a cada carga de cocaína transacionada chegue a meio milhão de reais, o que possibilitava uma vida de ostentação a um dos líderes do grupo.

Além da repressão ao tráfico de drogas, a ação busca a diminuição da violência na fronteira Brasil-Paraguai, resultante da disputa entre facções pelo controle do tráfico de drogas na região.

A operação foi denominada Coroa em razão da admiração que um dos investigados demonstra por esse objeto, expressada através de tatuagens e imagens.

Será realizada entrevista coletiva, às 10h30, na Delegacia de Polícia Federal em Caxias do Sul (Av. Júlio de Castilho, 150).

DISCRIMINAÇÃO DOS MANDADOS

Busca e apreensão

Caxias do Sul/RS: 4

Ponta Porã/MS: 5

Prisão

Paraguai: 1

Caxias do Sul/RS: 2

Ponta Porã/MS: 4

Fonte: Agência de Notícias da Polícia Federal

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef comemora sucesso da policial federal Adriana Pitta

PF realiza leilão de viaturas e materiais em Natal

Polícia federal faz a maior apreensão de cocaína do ano no Rio Grande do Sul

Operação cartão vermelho combate facção criminosa