PF combate fraudes no setor de combustíveis e sonegação fiscal

Data: 15/08/17

Campinas/SP - A Polícia Federal deflagrou nesta  terça-feira (15/8) a Operação Rosa dos Ventos, para apurar crimes contra a ordem tributária, lavagem de dinheiro, falsificação de títulos públicos e negociações envolvendo pedras preciosas. O prejuízo apurado totaliza R$ 3 bilhões em impostos sonegados e multas não pagas.

Policiais Federais cumprem 36 mandados de busca e apreensão e 24 mandados de prisão temporária, expedidos pela 9ª Vara Federal de Campinas, nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e no Distrito Federal.

O inquérito policial foi instaurado em março de 2013, após fiscalização da Receita Federal constatar sonegação fiscal em uma distribuidora de combustíveis de Paulínia/SP. Ao longo da investigação, a PF apurou que  as distribuidoras de combustível eram registradads em nome de sócios-laranja e que não recolhiam os tributos que incidem sob a atividade. Com margens de lucro maiores e preços menores, empresas legítimas concorrentes foram obrigadas a fechar devido à concorrência desleal.

Ao mesmo tempo, há provas de que os investigados falsificavam títulos da dívida pública da União. Os papéis eram usados para  aumentar o capital social das empresas e obter financiamentos. Apenas um dos títulos falsificados representaria uma dívida de R$ 32 bilhões para resgate em maio de 2003.

A investigação aponta que foram criadas dezenas de empresas, todas colocadas em nome de laranjas para ocultar os verdadeiros proprietários, cujo patrimônio pessoal era protegido por meio de empresas offshore localizadas em paraísos fiscais e por meio de  empresas de participação abertas em nome de seus filhos.

No curso das investigações também foram produzidas provas de evasão de divisas, fraudes envolvendo pedras preciosas e fraudes à execução processual para frustrar direito de terceiros, sobretudo o fisco. Um lote de pedras preciosas que os membros da organização criminosa dizem lhes pertencer estava sendo negociado por 650 milhões de dólares.

Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, crimes de mineração, evasão de divisas, crimes de mineração  e falsificação de papéis públicos, com penas de seis meses a dez anos de prisão e multa.

Haverá entrevista coletiva, às 10h30, no auditório da Delegacia da Polícia Federal em Campinas (rua dr. Antonio Álvares Lobo, 620, bairro Botafogo).

Fonte: Agência de Notícias da Polícia Federal

OUTRAS NOTÍCIAS

PF e FBI combatem a prática de crimes na internet e Dark Web

PF deflagra operação para combater crimes ambientais em RO

PF apreende 500 quilos de cocaína com traficantes em VG

PF cumpre 13 mandados em PE contra quadrilha que desviava recursos públicos