PF combate desvio de recursos públicos destinados à merenda escolar

Data: 06/10/17

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (6/10) a Operação Inópia, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso constituído a partir da formação de um cartel de empresas do ramo alimentício e de serviços para desviar recursos públicos principalmente destinados à merenda escolar para vários municípios do estado do Rio de Janeiro, em especial na Baixada Fluminense.

Cerca de 165 policiais federais cumprem 21 mandados de prisão temporária e 30 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, Niterói e Duque de Caxias.

As investigações da PF, realizadas em conjunto com CGU, CADE, Receita Federal e MPF, em modelo de força-tarefa, identificaram diversos procedimentos licitatórios viciados, com evidências de direcionamento dos certames, superfaturamento, corrupção, além da constatação de utilização de empresas constituídas em nome de laranjas, blindagem patrimonial e lavagem de dinheiro.

Os presos serão indiciados por formação de cartel, crime de licitações e corrupção ativa, dentre outros. Após os procedimentos de praxe, eles serão encaminhados ao sistema prisional do estado, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Mais informações poderão ser obtidas na Delegacia de Nova Iguaçu (Rua Iracema Soares Pereira Junqueira, 25 – Centro – Nova Iguaçu/RJ; (21) 3759-8000), a partir das 9h30.

Fonte: Agência de Notícias da Polícia Federal

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef comemora sucesso da policial federal Adriana Pitta

PF realiza leilão de viaturas e materiais em Natal

Polícia federal faz a maior apreensão de cocaína do ano no Rio Grande do Sul

Operação cartão vermelho combate facção criminosa