PF combate crimes contra municípios do nordeste paraense

Data: 20/09/17

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (20/9) a Operação Olho de Tandera, com o objetivo de investigar os crimes de gestão temerária, gestão fraudulenta, apropriação indébita especial financeira, instituição financeira irregular, corrupção ativa e passiva, bem como lavagem de dinheiro, ocorridos em municípios do nordeste paraense e Marajó, bem como em municípios localizados nos estados do Amapá e Tocantins.

Aproximadamente 65 policiais federais cumprem 16 mandados de busca e apreensão e 13 conduções coercitivas, nos estados do Pará, Amapá e Tocantins. As ordens judiciais foram todas expedidas pela 4ª Vara Criminal Federal de Belém/PA.

As investigações começaram com as suspeitas levantadas por Regimes Próprios de Previdência de municípios localizados no arquipélago do Marajó. Foi identificado que gestões anteriores transferiram mais da metade dos recursos dos Institutos de Previdência para um grupo de empresas privadas de forma irregular, além de não conseguirem realizar o resgate desses valores.

O esquema fraudulento envolvia instituições financeiras de fachada, que funcionavam sem autorização do BACEN e CVM, para atuar com a gestão de recursos de terceiros, bem como no mercado de capitais, tendo ocasionado a lesão de aproximadamente R$ 24 milhões aos cofres municipais. Prejuízo que poderá ser maior, tendo em vista a existência de outros Institutos de Previdência Municipais no Estado do Pará que possivelmente também tenham realizado aportes para o grupo empresarial criminoso.

O nome da operação deriva da linguagem informal que significa ver o mal além do alcance.

Será concedida entrevista coletiva, às 10h, no auditório da Superintendência Regional da Polícia Federal no Pará.

Fonte: Agência de Notícia da Polícia Federal

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef comemora sucesso da policial federal Adriana Pitta

PF realiza leilão de viaturas e materiais em Natal

Polícia federal faz a maior apreensão de cocaína do ano no Rio Grande do Sul

Operação cartão vermelho combate facção criminosa