PF aposta em ‘hipster da Federal’ e outros jovens para ganhar força na Câmara

Data: 16/06/17

Agentes da PF são aposta da corporação para eleição em 2018: policiais querem ser lembrados como combatentes da corrupção

O espaço que se abre na política para que pessoas de fora – os “outsiders” – se candidatem é visto como oportunidade para os policiais federais. Eles estão armados, mas não querem mais ser relacionados à “bancada da bala”, grupo de parlamentares que apoiam a indústria de arma. Eles desejam ser lembrados como combatentes contra a corrupção, defensores da população.

Nas organizações de servidores e agentes da Polícia Federal (PF) já são dadas como certas as candidaturas de alguns agentes e delegados à Câmara dos Deputados, em 2018.

Será central no discurso de campanha o raciocínio de que o policial não é um “político profissional”, alinhado com o argumento de outros grupos que vieram de fora da política, como os empresários e artistas, e que levou João Doria (PSDB) à prefeitura de São Paulo. No caso dos policiais, eles exaltam que seu ganha-pão é ser investigador e seu compromisso não será com a reeleição ou com a próxima disputa eleitoral.

Dentro da PF, se tem como ideal a candidatura de ao menos um policial em cada unidade da federação. Os agentes famosos são cotados, como Lucas Valença, o “Hipster da Federal”, que conduziu Eduardo Cunha quando o ex-deputado foi preso, e pode ser candidato pelo estado de Goiás.

 Outros cotados internamente nas associações para representar essa nova cara que a PF pretende levar à Câmara dos Deputados são Flávio Werneck (DF), Cláudio Prates (MG), Sandro Araújo (RJ) e André Salineiro (MS). Werneck disputou o cargo de deputado federal pelo Distrito Federal em 2016, pelo PDT, obtendo apenas 0,64% dos votos válidos (9.327 votos). Prates, Araújo e Salineiro foram eleitos vereadores em 2016.

Mais nomes ainda deverão surgir e estão em análise pelas federações da carreira, além da candidatura à reeleição dos deputados federais Eduardo Bolsonaro (PSC-SP) e Aluisio Mendes (PODE-MA). No Paraná, uma das apostas é o deputado estadual Márcio Pacheco (PPL). Não há um alinhamento partidário único, e as legendas são diversas.

Lava Jato ajudou a criar boa imagem da PF

Na onda criada pela operação Lava Jato, eles tentam se descolar da figura do policial truculento, militar e fardado, que defende os interesses da indústria bélica e contra o desarmamento, para se apresentarem como defensores da população, ligados a causas sociais e à prevenção ao crime.

Segundo Werneck, ter na Câmara dos Deputados representantes da PF como Eduardo Bolsonaro ou Aluisio Mendes tem ajudado a encaminhar projetos junto ao Poder Executivo e Legislativo para permitir “a modernização da atuação policial” e buscar uma polícia mais “cidadã”, próxima da população.

No Legislativo, os policiais poderão, na visão de Werneck, desenvolverem projetos para fortalecer a prevenção do crime nas fronteiras. Uma das ideias que podem ser importadas de outros países é a criação de área especializada dentro da PF para atuação nas fronteiras, ou até mesmo a alocação das forças militares nessa atividade.

Pautas pró-corporação podem ajudar na campanha

Apesar de negarem a pauta em prol da corporação, o apoio dos próprios policiais será essencial para eleger nomes de dentro da PF e pelo menos durante a campanha e pré-campanha esses interesses ganharão espaço.

A defesa dos interesses dos policiais federais será importante ferramenta de campanha para esses prováveis candidatos, mesmo estando longe do discurso central. Entre esses pontos estão, por exemplo, a guerra contra a Reforma da Previdência, que, caso aprovada, aumentará em até 13 anos o tempo de serviço dos agentes.

Em sua atuação como representante sindical, Werneck se opõe à reforma e pede apuração da arrecadação previdenciária. O policial e possível candidato participou de reunião da CPI da Previdência, onde sugeriu a colaboração de policiais aposentados nas investigações sobre o tema.

Na eleição passada, seis agentes federais foram eleitos prefeitos, e treze, vereadores, de acordo com a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef).

OUTRAS NOTÍCIAS

PF teme sobrecarga após Bolsonaro flexibilizar posse de armas no país

'Critérios para posse de arma serão objetivos', diz Federação de...

Cessão de drones para a FAB marca fim de programa da PF

Gazeta do Povo: PF se fortalece e já projeta dobrar efetivo