PEC 412 não é uma proposta da Polícia Federal

Data: 25/11/16

photo_2016-11-25_11-57-44

O presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais - Fenapef Luís Antônio Boudens participou como palestrante da audiência pública para debater a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição nº 412/2009. A audiência aconteceu na manhã de ontem, 24, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

Em sua apresentação, Boudens afirmou que a PEC 412 não é uma proposta da Polícia Federal e que ela é defendida apenas por um cargo: o dos delegados. “Essa PEC não foi construída no seio da PF. Não passou por qualquer discussão. Em um ambiente democrático, a construção de uma proposta que afete toda a estrutura de um órgão, precisa que todos os seus servidores, que trabalham em nome da Polícia Federal, participem desse processo", afirmou.

O presidente da Fenapef explanou ainda que a aprovação da PEC 412 seria um “crime legislativo” cometido contra a Polícia Federal e contra a sociedade brasileira por retirar a natureza de órgão permanente. “Sob a análise de admissibilidade, a PEC 412 está relegando a uma lei complementar toda a estrutura da Polícia Federal. Isso é grave. Com eventual aprovação, quem tiver o lobby mais forte no órgão para modificar leis, propor novos projetos, sairá fortalecido, não institucionalmente, mas corporativamente. É um risco não só para os agentes da Polícia Federal, escrivães e papiloscopistas, mas para toda a sociedade”, alertou

photo_2016-11-25_11-57-37

Boudens terminou sua apresentação fazendo um apelo à Comissão de Constituição e Justiça e aos delegados para que seja feita essa análise constitucional da proposta, não baseada em defesas corporativas. “Temos que reanalisá-la. É uma questão constitucional, não mais de defesas corporativas absurdas e cegas. Temos que nos voltar para o que está sendo proposto com exercício mínimo de consciência, projetar para o futuro o que vai ser a Polícia Federal".

"Podemos ser a melhor Polícia Federal do mundo, desde que se passe dessa questão especificamente corporativa, de forma que todos os cargos sejam valorizados”, apontou Boudens.

Também participaram da audiência o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), José Robalinho, o presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais (APCF), André Luiz Morisson, o presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Lindomar Tiago Rodrigues, o subprocurador-Geral da República (MPF), Mário Luiz Bonsaglia, o advogado João Daniel Jacobina, o delegado da Polícia Federal, Bruno Fontenele Cabral, a coordenadora do Movimento Nas Ruas, Carla Zambelli, o presidente da Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (Fenadepol), Sandro Torres Avelar, e o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Carlos Sobral.

Clique aqui para assistir ao vídeo.

OUTRAS NOTÍCIAS

Gigantes do crime

Presidente da Fenapef debate Reforma da Previdência em audiência pública...

Para a CUT, recuo de Temer é insuficiente: 'Queremos retirada do projeto'

Meirelles descarta medidas para compensar mudanças na Previdência