Papiloscopistas da Polícia Federal reproduzem cena de crime na 33ª Semana de Engenharia Química da UFMG

Data: 19/10/17

 

A reprodução da cena de um crime foi a principal atração da 33ª Semana de Engenharia Química da UFMG, realizada nesta terça-feira, dia 17, na Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Os papiloscopistas da Polícia Federal foram convidados para participarem do evento, que contou com a presença de vários estudantes muito interessados em conhecer o trabalho desses profissionais que são responsáveis pela coleta, armazenamento e identificação de impressões digitais.

Os estudantes de engenharia acompanharam a história da cena de um crime e tiveram o desafio de descobrir qual personagem foi responsável pelo assassinato. As análises e os confrontos de evidências foram avaliados pelos alunos que usaram as técnicas utilizadas pelos papiloscopistas para desvendarem o mistério em torno da cena do crime.

Durante o evento, também foram realizadas oficinas comandadas pelos policiais, e os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os instrumentos de trabalho, produtos químicos e as técnicas papiloscópicas.

O estudante do 5º período de Engenharia Química da UFMG, Raphael Padilha,  destacou a importância da participação dos policiais federais na Semana de Engenharia. Para Raphael, o evento foi a oportunidade de sair um pouco do padrão de aprendizagem, que, segundo ele, normalmente só acontece entre professor e aluno.

Para Barbara Barnabé, aluna do 3º período de Engenharia Química, sair um pouco da sala de aula e da teoria ajuda muito no processo de ensino. “Aprender e entender um pouco do trabalho dos papiloscopistas está sendo muito importante. Aprendi muito sobre a Papiloscopia Forense”, destacou a estudante.

O projeto idealizado pela papiloscopista e sindicalizada do SINPEF/MG, Luciana Machado, já foi apresentado em vários outros eventos para estudantes de instituições como o CEFET-MG e a Faculdade Newton Paiva. O evento contou com o apoio e patrocínio do Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Minas Gerais – SINPEF/MG.

A 33ª Semana de Engenharia Química teve início no dia 16 e terminará na próxima semana no dia 27.

Fonte: Comunicação SINPEF/MG

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ