Operação “Homens de Palha” da PF do Acre faz buscas em Rondônia

Data: 30/11/16

Policiais Federais deram cumprimento a 22 mandados de busca e apreensão, 15 conduções coercitivas, além de outras medidas cautelares.

Entre os investigados estão o prefeito de Assis Brasil e mais três secretários municipais. O prefeito e dois secretários foram afastados preventivamente do cargo, estando ainda proibidos de se aproximarem da Prefeitura ou outros órgãos públicos do executivo municipal, sob pena de conversão das medidas em prisão.

Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão e condução coercitiva nos Estados de Rondônia, São Paulo e no Distrito Federal, além das cidades de Rio Branco, Epitaciolândia, Brasiléia e Assis Brasil.

De acordo com a PF o esquema utiliza serviços laranjas através da realização de empenhos. O bando se apoderava dos recursos. Os envolvidos estão sendo investigadas pela prática dos crimes de desvio de verbas públicas, corrupção ativa e passiva, Organização Criminosa, lavagem de capitais, falsidade ideológica e outros.

A expressão “Homem de Palha” (straw man), tem origem na língua italiana e é utilizada para se referir a quem oculta patrimônio e valores em nome de outros, os conhecidos “laranjas”. O nome foi escolhido em razão de grande parte dos desvios terem ocorrido por meio de empenhos em nome de funcionários da Prefeitura de Assis Brasil que não sabiam de nada, a exemplo de faxineiros e zeladores.

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef comemora sucesso da policial federal Adriana Pitta

PF realiza leilão de viaturas e materiais em Natal

Polícia federal faz a maior apreensão de cocaína do ano no Rio Grande do Sul

Operação cartão vermelho combate facção criminosa