Operação deflagrada em SE, SC e RJ combate fraude em auxílios reclusão

Data: 07/12/16

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (7) a ‘Operação Natividade’ em Sergipe. A força-tarefa desarticulou uma organização criminosa que desde 2013 praticava fraudes relacionadas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

De acordo com informações da Polícia Federal, foram cumpridos 11 mandados de prisão preventiva, 1 mandado de condução coercitiva (quando a pessoa é levada a depor) e 17 mandados de busca e apreensão em Sergipe e também nos estados de Santa Catarina e Rio de Janeiro.

A investigação identificou irregularidades em 90 benefícios de auxílio reclusão que causaram um prejuízo de mais de R$ 5 milhões. Os criminosos utilizavam documentos falsos. A operação impediu o pagamento de mais R$ 2 milhões de 30 novos benefícios que já haviam sido concedidos.

O nome da operação faz alusão aos nascimentos que eram forjados pela quadrilha, para requerimento dos benefícios. Os investigados serão indiciados pela prática dos crimes previstos no artigo 2º, caput, da Lei n. 12.850/13 e no artigo 171, caput, c/c §3º, do Código Penal, cujas penas máximas são de oito e cinco anos, respectivamente.

As investigações tiveram o apoio da Assessoria de Pesquisa Estratégica de Gerenciamento de Riscos (APE/GR), da Previdência Social. O Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Polícia Militar de Sergipe (PM/SE) também prestou apoio, durante a deflagração.

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef comemora sucesso da policial federal Adriana Pitta

PF realiza leilão de viaturas e materiais em Natal

Polícia federal faz a maior apreensão de cocaína do ano no Rio Grande do Sul

Operação cartão vermelho combate facção criminosa