Operação da PF erradica 60 mil pés de maconha nos sertões de Pernambuco e da Bahia

Data: 19/05/16

erradicação de pés de maconha

A Polícia Federal apresenta nesta quinta-feira o resultado de opeações realizadas pelas equipes de Salgueiro, com o apoio de policiais militares de Cabrobó, Belém do São Francisco e da Bahia. As ações fazem parte da Operação Cânhamo, que tem o objetivo de erradicar plantios de maconha no sertão pernambucano e baiano e evitar que os traficantes abasteçam o mercado consumidor no Nordeste.

Ao todo foram erradicados 60 mil pés de maconha que renderia aos traficantes 20 toneladas da droga. As primeiras ações foram realizadas de 10 a 15 de maio de 2016 nas localidades de Cachoeirinha (onde foram erradicados quatro mil pés e 10 mil mudas); Fazenda Gangorrinha (cinco mil pés, dez mil mudas e 6Kg de maconha) em Cabrobó/PE e Várzea da Ema (50 mil pés) em Chorrochó, na Bahia.

Também foram aprendidas 20 mil mudas, além e 6 Kg de maconha já pronta para o consumo. As ações de erradicação de maconha que acontecem quatro vezes ao ano para identificar os possíveis plantios e prender cultivadores da droga, colaborando para que os presos possam apontar os verdadeiros financiadores dos plantios.

Em Várzea da Ema em Chorrochó foram erradicados 50 mil pés de maconha e presas duas pessoas: Marcelo da Silva , agricultor preso anteriormente por porte ilegal de armas e José Laensonde Jesus, agriculto de 48 anos. Os suspeitos foram levados para a Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro onde foram autuados em flagrante por semear ou cultivar sem autorização plantas que se constituam em matéria-prima para a preparação de drogas. Caso sejam condenados, poderão cumprir penas que variam de cinco a 15 anos de reclusão. Ambos foram conduzidos para a Cadeia Pública de Salgueiro onde ficaram à disposição da Justiça Federal.

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef comemora sucesso da policial federal Adriana Pitta

PF realiza leilão de viaturas e materiais em Natal

Polícia federal faz a maior apreensão de cocaína do ano no Rio Grande do Sul

Operação cartão vermelho combate facção criminosa