Mais um traficante é preso com metanfetamina no Aeroporto dos Guararapes

Data: 06/12/16

Em menos de uma semana, mais um traficante é preso com metanfetamina no Aeroporto Internacional dos Guararapes - Gilberto Freyre, no Recife.  Desta vez, um lavador de carros natural de Florianópolis e morador de São José, em Santa Catarina, foi flagrado com 5,1 kg da droga sintética na mala.

André das Mercês Costa, de 26 anos, foi detido na madrugada de ontem, durante fiscalização de rotina realizada pela Polícia Federal (PF) e Receita Federal para reprimir o tráfico internacional de entorpecentes. Os policiais federais desconfiaram do suspeito que desembarcou no Recife em um voo proveniente de Lisboa e não em Florianópolis, estado onde mora. Os agentes também estranharam seu comportamento bastante apreensivo e desconfiado com a presença da polícia.

O aparelho de raio-x da Receita Federal mostrou que dentro da bagagem, em um fundo falso, havia quatro embalagens de formato quadrangular contendo uma substância que, submetida ao “narcoteste” resultou positivo para metanfetamina, estimulante do sistema nervoso central também é conhecida como Ice, Tina, cocaína de pobre, Speed ou cristal.

O suspeito recebeu voz de prisão em flagrante e foi autuado por tráfico internacional de drogas. Caso seja condenado, poderá pegar penas que variam de cinco a 20 anos de reclusão. Após a autuação, ele foi encaminhado para a audiência de custódia e em seguida para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), onde ficará à disposição da Justiça Federal. Além da droga também foram apreendidos passagens aéreas, passaporte e um celular. No interrogatório,o preso não colaborou com as investigações, usando do seu direito constitucional de apenas falar na presença da Justiça.

Outro caso - No dia 30 de novembro, um paranaense de 26 anos foi preso em flagrante com 6,12 kg de metanfetamina na bagagem quando acabava de desembarcar no Recife em um vôo também vindo de Lisboa, Portugal. A droga foi localizada pela equipe da Alfândega da Receita Federal após a bagagem ser submetida ao aparelho de raio-X. A Polícia Federal foi acionada atestou que os dois pacotes suspeitos continham a droga, prendendo o passageiro em flagrante.

Droga - A metanfetamina (N-methylamphetamine) é uma droga muito potente e altamente viciante e traz efeitos no sistema nervoso central e periférico. O entorpecente causa euforia intensa, aumento do estado de alerta, da auto-estima, do apetite sexual, da percepção das sensações e pela intensificação de emoções. Por outro lado, diminui o apetite, a fadiga e a necessidade de dormir.

A metanfetamina utilizada por inalação, fumo ou injeção com seringas. Os efeitos geralmente duram cerca de seis a oito horas, mas podem durar até 24 horas. Consequentemente, está associada com sérios riscos de saúde como: perda de memória, agressão, comportamento psicótico, sérios danos ao coração e ao cérebro e provoca uma das dependências químicas mais difíceis de se tratar do que a maioria de outras substâncias entorpecentes).

OUTRAS NOTÍCIAS

Fenapef comemora sucesso da policial federal Adriana Pitta

PF realiza leilão de viaturas e materiais em Natal

Polícia federal faz a maior apreensão de cocaína do ano no Rio Grande do Sul

Operação cartão vermelho combate facção criminosa