Jungmann demite Segovia e coloca Galloro no comando da PF

Data: 28/02/18

BRASÍLIA (Reuters) - Em um dos primeiros atos do seu novo posto, o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, decidiu nesta terça-feira demitir o diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, e substituí-lo pelo atual titular da Secretaria Nacional de Justiça, Rogério Galloro.

A decisão de Jungmann foi confirmada em nota publicada pela assessoria do recém-criado Ministério Extraordinário da Segurança Pública. Segovia foi informado de que não seria mantido no posto em reunião com o ministro esta tarde.

A situação de Segovia, que assumiu o comando da PF em novembro, ficou abalada após entrevista à Reuters, antes do Carnaval, em que ele afirmou não haver indícios de crime cometidos pelo presidente Michel Temer no chamado inquérito dos portos. Na entrevista, Segovia indicava que a tendência era de arquivamento da investigação contra Temer.

Na mesma entrevista, o então diretor-geral disse ainda que o delegado responsável pelo inquérito, Cleyber Malta Lopes, poderia ser investigado por eventuais abusos nos questionamentos que fez ao presidente, se houvesse uma queixa formal sobre isso.

A reação à fala de Segovia, que foi escolhido diretamente por Temer, com indicações de auxiliares próximos, foi dura. Relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luís Roberto Barroso intimou o delegado a prestar esclarecimentos e determinou que não falasse mais no caso.

Delegados que conduzem inquéritos no STF chegaram a divulgar um documento em que sinalizava que poderiam recorrer à corte para impedir interferências nas investigações.

Na segunda, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu ao STF novamente que Segovia fosse proibido de falar no assunto sob pena de ser afastado do cargo.

Mesmo no Palácio do Planalto a reação inicial não foi boa. Apesar da defesa pública feita pelo ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, das declarações de Segovia, a avaliação foi de que a fala do ex-diretor deixou o governo em situação difícil, já que tornou mais complicada o simples arquivamento do processo.

Na manhã desta terça, Segovia foi à posse de Jungmann como ministro da Segurança Pública. Ao final da cerimônia, cercado por jornalistas, o delegado se recusou a responder quaisquer perguntas alegando que tinha sido “proibido pela Justiça”.

O ex-diretor-geral foi surpreendido com a demissão, segundo uma fonte. No momento em que a assessoria de Jungmann já informava sua demissão, assessores de Segovia negavam a informação e diziam que ele continuava firme no cargo.

O ex-diretor-geral chegou ao cargo com apoio de políticos do MDB investigados na operação Lava Jato, mas nos 3 meses que ocupou o cargo acumulou polêmicas com suas declarações.

Segovia vai ser substituído por Galloro, ex-número 2 da PF na gestão de Leandro Daiello, o mais longevo chefe da instituição e responsável por conduzi-la em momentos delicados, como durante as investigações da operação Lava Jato.

LIBERDADE

No início da noite, após oficializada a troca, o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, deu uma entrevista coletiva na qual destacou que o novo titular da Segurança Pública tinha total liberdade para montar a sua equipe. Disse que ele, dessa forma, entendeu que Galloro era a pessoa adequada para comandar a PF e que o presidente foi comunicado da escolha.

“Realmente é um momento em que o ministro tem pouco tempo e é natural que ele escolha para esse trabalho pessoas que ele tem mais afinidade”, disse Marun, segundo quem não houve participação política na escolha.

O ministro da Secretaria de Governo disse que Segovia não está sendo substituído pelas críticas. “Entendemos que ele fez um bom trabalho”, afirmou. Para Marun, Segovia “verbalizou o óbvio” na entrevista à Reuters quando disse que não haveria provas contra Temer. Ele afirmou já ter visto vários delegados e procuradores antecipando resultados e considerou toda essa “celeuma uma tempestade em copo d’água”.

Mas fontes palacianas que pediram para não ser identificadas, disseram à Reuters que a decisão de trocar o comando na PF foi tomada depois de uma avaliação de que Segovia havia perdido a capacidade de interlocução com o Judiciário e o Ministério Público, além de ter gerado divisões dentro da própria corporação. [nL2N1QH2NX]

O presidente da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), Edvandir Felix de Paiva, disse também ter sido pego de surpresa com a troca no comando da corporação. Acreditava que, após a pauta ter sido tomada pela intervenção federal no Rio de Janeiro, a situação de Segovia havia amenizado.

Segundo Paiva, Galloro tem uma carreira importante na PF e desde novembro era visto como uma substituição “absolutamente natural” para o cargo. Ele disse que havia uma crise de confiança na polícia e espera que o novo diretor-geral, por ter um perfil mais discreto, parecido com Daiello, possa restabelecer o trabalho de fortalecimento da instituição.

Em nota, a Federação Nacional dos Policiais Federais disse ter recebido com naturalidade a troca na PF e destacou que Galloro tem “total apoio” dos policiais para ocupar a função.

“Na avaliação da entidade, diversos acontecimentos contribuíram para um desgaste da gestão de Segovia. O então diretor assumiu a pasta em um momento de crise política. Na segurança pública, teve de enfrentar a resistência dos próprios pares e, recentemente, fez declarações conturbadas sobre o trabalho de investigação desempenhado pela Polícia Federal”, afirma a nota.

“Nome que assumirá a gestão, Rogério Galloro é considerado um perfil operacional, discreto e com bom relacionamento com os servidores do órgão”, acrescenta. “É reconhecido pelos colegas como um nome qualificado para desempenhar as importantes atribuições da função.”

Reuters

OUTRAS NOTÍCIAS

Saúde mental dos policiais e a necessidade de mudanças urgentes

Exército reduz fiscalização de CACs em meio a disputa com PF no governo Lula

Policiais federais pedem aumento de efetivo para controle de armas

Há mais CACs do que policiais no país, diz Fórum Brasileiro de Segurança