Governo assina decreto para regulamentar indenização de fronteiras

Data: 08/12/17

O governo publicou no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 7, cinco decretos regulamentando leis que instituem indenizações a Policiais Federais, Policiais Rodoviários, auditores fiscais, agropecuários e do trabalho que atuam na fronteira do Brasil com outros países.

O decreto determina que a relação de municípios considerados estratégicos será determinada em ato do Ministro do Planejamento e que, para o pagamento da indenização, o órgão de lotação do servidor deverá verificar unidades, delegacias e postos nos municípios que atuem rotineiramente em atividades vinculadas à prevenção, controle, fiscalização e repressão de delitos transfronteiriços.

Representantes da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), entidade que desde 2013 trava uma luta pela regulamentação da lei, receberam a notícia com otimismo e afirmam que vão se articular junto ao Ministério do Planejamento para definir as localidades que fazem jus ao benefício.

“A Fenapef espera que o Decreto contemple todas as 48 localidades da Policia Federal que foram acordadas com o MPOG, cujo cálculo do pagamento das indenizações foi feito com base na proximidade do local de atuação do policial com a fronteira, a dificuldade de fixação do policial e a qualidade de serviços como saúde, educação e moradia na localidade, além da demanda dos concursos de remoção”, declarou o presidente da Fenapef, Luís Antônio Boudens.

Boudens explica que a medida vai dar mais eficiência para o trabalho realizado na fronteira e locais de difícil provimento. “A fixação do policial federal por um tempo maior nessas áreas, com motivação, propiciará mais qualidade ao trabalho de fiscalização, de inteligência e de investigação das organizações criminosas”, diz. Agência Fenapef

OUTRAS NOTÍCIAS

Governo Federal oficializa atuação da PF na segurança presidencial

Encontro com presidente eleito discute estratégias para segurança pública

Justiça Federal condena Jedeão a 41 anos de prisão, provando que...

Fenapef se reúne com GT das Fronteiras em Rondônia