Fenapef propõe mudanças à Anac sobre embarque armado para policiais federais

Data: 13/09/17

 

Na tarde da última terça-feira (12), o vice-presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Flávio Werneck, acompanhado do policial federal especialista em aviação, José Luiz Boanova, se reuniu com especialistas em regulação de aviação civil e técnicos de segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em Brasília (DF), para assegurar o direito do embarque armado aos policiais federais em voos domésticos regulares ou charter.

A nova resolução da Anac, que ainda está em fase de desenvolvimento, estabelece os procedimentos de embarque de passageiro armado, despacho de arma de fogo e de munição e transporte de passageiro sob custódia a bordo de aeronave civil.

Para o vice-presidente da Fenapef, a resolução restringe o trabalho do policial federal, principalmente por, constitucionalmente, a PF possuir atribuições de polícia aeroportuária.

“Temos o compromisso de manter a segurança e a ordem aeroportuária e sabemos da responsabilidade de portar uma arma durante o voo. Para isso, todos os policiais federais recebem treinamento na Academia Nacional de Polícia para compreender o que pode ou não ser feito durante situações de risco. E a reunião se deu justamente para apresentar propostas que confirmem a expertise dos servidores policiais, para que assim, o embarque armado seja garantido a todos. Sejam ativos ou inativos da Polícia Federal”, afirmou.

As propostas apresentadas pela Fenapef foram anexadas ao processo de edição da resolução e serão encaminhadas à Diretoria da Anac para serem analisadas. Uma nova reunião poderá ser marcada em breve para discutir os pormenores já expostos pela federação.

  Agência Fenapef

OUTRAS NOTÍCIAS

Governo Federal oficializa atuação da PF na segurança presidencial

Encontro com presidente eleito discute estratégias para segurança pública

Justiça Federal condena Jedeão a 41 anos de prisão, provando que...

Fenapef se reúne com GT das Fronteiras em Rondônia