Fenapef e UPB se reúnem com liderança do governo no Congresso Nacional

Data: 12/04/19

Reforma da previdência foi o assunto de destaque entre policiais e liderança nessa quinta (11)

A Federação Nacional dos Policiais Federais e membros da União dos Policiais do Brasil estão intensificando a agenda de debates e medidas a serem tomadas diante da reforma da previdência. Nessa semana, a UPB esteve no Congresso Nacional para conversar e apresentar aos parlamentares as propostas pertinentes à segurança pública.

O texto apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro em fevereiro, segundo os policiais, não contempla a realidade desses servidores. Além de fixar uma idade mínima para aposentadoria para os policiais federais, que hoje não existe e passaria a ser de 55 anos para ambos os sexos, sem regra de transição, a proposta retira a atividade de risco policial do texto constitucional; a integralidade e paridade para todos os policiais, independentemente da data de ingresso nas forças, e ainda reduz a pensão nos casos de morte de policial em serviço ou em função dele. Além disso, retira a diferenciação do tempo de serviço entre homens e mulheres policiais.

Nessa quinta-feira (11), a grupo se reuniu com a líder do governo no Congresso, a deputada Joice Hasselmann, e apresentou as propostas de mudança para a PEC. Hassellmann garantiu que levará as demandas para a equipe econômica do governo e pessoalmente para Bolsonaro. A deputada afirmou que é defensora da segurança pública, mas que outros fatores podem pesar na formulação da reforma, como a situação financeira do Brasil.

Para o presidente da Fenapef, Luís Antônio Boudens, o tempo para mudanças está se esgotando, mas ainda há trabalho a ser feito. “Acredito que o governo está, sim, preocupado com nossa categoria e quer manter o diálogo aberto conosco, mas ainda não temos certeza do que pode ou não ser aprovado na PEC.”

A expectativa é de que o trâmite da Proposta de Emenda à Constituição seja finalizado até a primeira quinzena de julho, quando deve ir para votação em segundo turno.

Comunicação Fenapef

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ