Fenapef debate segurança e direitos humanos no Senado

Data: 06/03/18

 

Sessão no Senado reuniu representantes do setor para debater o tema

O presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Luís Antônio Boudens, e o vice-presidente, Flávio Werneck, participaram, nessa terça-feira (6), de audiência pública no Senado, com o tema “Democracia e direitos humanos, com foco em segurança pública”. Os dois representantes dos mais de 14 mil policiais federais em todo o Brasil falaram sobre a realidade da classe e da importância de uma reestruturação na área de segurança pública.

A sessão foi comandada pelo senador Paulo Paim (PT), que recebeu também representantes de outras polícias, como a Civil e a Militar, de ministérios e organizações do setor de segurança. O diretor Parlamentar da Fenapef, Marcos Firme, também esteve presente na audiência.

O presidente da Fenapef, que é agente da PF, comentou que é preciso investir mais em segurança pública. “A sociedade espera uma resposta. Por um lado, quer se sentir segura; por outro lado, quer deixar de lado a sensação de impunidade.” Para ele, o tema é, hoje, a maior preocupação da população brasileira.

Boudens ressaltou também a falta de investimento em capacitação. Ele citou, inclusive, que o Brasil perde para o Paraguai na resolução de homicídios. “Se nós não cuidarmos do bem maior, que é a vida, estamos indo para o caminho errado.”

Intervenção

A intervenção da Força Nacional no estado do Rio de Janeiro também esteve na pauta da sessão. Para Flávio Werneck, situações de crise geram oportunidades, mas é preciso cautela. “A intervenção no Rio é um analgésico. Se não houver mudança na estrutura do sistema, teremos que aumentar essa dose”, alertou.

Para ele, é preciso pensar uma estratégia a longo prazo. “Estamos caminhando para a falência do modelo de segurança pública. É preciso buscar boas práticas pelo mundo, senão não vamos evoluir nesse sentido.”

Dados

Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil é um dos países mais violentos do mundo. Em 2016, a taxa foi de 29,9 mortes a cada 100 mil habitantes - mais de 61,6 mil. A taxa de mortalidade também é grande entre os policiais. A chance de morrer é quase 22 vezes mais alta do que qualquer outro brasileiro. Nesse mesmo ano, mais de 400 policiais foram mortos em razão da função.

O desgaste físico e mental desses profissionais também está na lista. Mais de 90% do efetivo apresentou nível alto ou médio de estresse. Mais de 35% sofre de doenças mentais ou comportamentais. Segundo o estudo, 13% dos policiais são afastados, por ano, para tratamento de saúde.

  Comunicação Fenapef

OUTRAS NOTÍCIAS

Governo Federal oficializa atuação da PF na segurança presidencial

Encontro com presidente eleito discute estratégias para segurança pública

Justiça Federal condena Jedeão a 41 anos de prisão, provando que...

Fenapef se reúne com GT das Fronteiras em Rondônia