Federação da PF indica Ricardo Balestreri para ministro da Segurança

Data: 23/02/18

Reprodução/Facebook

Em ofício encaminhado ao presidente Michel Temer, a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) indicou o nome de Ricardo Balestreri, ex-secretário nacional de Segurança do governo Lula, para o cargo de ministro da Segurança Pública. A criação da pasta foi anunciada por Temer no sábado (17).

O presidente da associação, Luís Antônio de Araújo Boudens, elencou os atributos de Balestreri no setor de segurança: "Possui intensa carreira dedicada à formação, qualificação e valorização dos profissionais da área".

O ex-secretário de Lula já presidiu a Anistia Internacional e participou do grupo que formatou o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), além de ter criado a Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp), que oferece cursos de pós-graduação e ensino à distância para policiais.

"A entidade acompanha a atuação de Balestreri e acredita que ele preencha todos os requisitos necessários para assumir o cargo e representar os anseios da sociedade na busca por um modelo de segurança pública mais eficiente", escreve Boudens.

Apesar da indicação da Fenapef, o presidente deve escolher um nome indicado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), conforme antecipou o Valor. Moraes foi secretário de Segurança de São Paulo e, antes de assumir a cadeira de Teori Zavascki no STF, era ministro da Justiça de Temer.

A nova pasta terá entre as principais atribuições o comando da PF, que sairá da alçada do Ministério da Justiça.

Valor Econômico

OUTRAS NOTÍCIAS

Saúde mental dos policiais e a necessidade de mudanças urgentes

Exército reduz fiscalização de CACs em meio a disputa com PF no governo Lula

Policiais federais pedem aumento de efetivo para controle de armas

Há mais CACs do que policiais no país, diz Fórum Brasileiro de Segurança