ETCO: Brasileiros querem do próximo presidente o fechamento da fronteira com Paraguai, revela Datafolha

Data: 21/03/18

Pesquisa realizada pelo instituto Datafolha revela que 62% dos entrevistados apoia a tese do fechamento das fronteiras entre Brasil e Paraguai para combater o contrabando de cigarros oriundo daquele país. A pesquisa, realizada entre 5 a 8 de fevereiro com 2081 pessoas, revela ainda que 86% dos entrevistados não votariam em um candidato a presidente que se recusasse o combater o contrabando e que 38% defendem que o presidente eleito no Brasil anuncie o rompimento das relações comerciais com o Paraguai.

Os entrevistados relacionam a violência e insegurança no Brasil com o contrabando paraguaio: 86% concordam com a tese de que os cigarros contrabandeados incentivam o crime organizado e o tráfico de drogas e armas – dois dos principais problemas enfrentados no Rio de Janeiro, estado sob intervenção federal em função da onda de violência dos últimos meses. A pesquisa mostra que a população brasileira reconhece a necessidade de medidas drásticas com o Paraguai, pois avalia que é de lá que chegam as armas e drogas que estão matando nas cidades brasileiras.

As soluções para o problema, na visão dos entrevistados, passam por três medidas principais: mais investimentos nas ações de segurança nas fronteiras, indicada por 74%, adoção de penas mais duras para o crime de contrabando (64%) e mais investimentos para as ações de combate ao mercado ilegal (57%).

Outra questão abordada foi a consequência tributária do contrabando de cigarros. Para 86%, o produto contrabandeado reduz a arrecadação de impostos, provocando perda de oportunidades de empregos e geração de renda. Questionados sobre a área mais prejudicada pela perda de impostos, 92% dos entrevistados indicaram a Saúde.

Além da defesa de que o presidente brasileiro eleito neste ano feche a fronteira com o Paraguai, 54% dos entrevistados defendem a redução de impostos para o produto no Brasil, a fim de reestabelecer a competitividade com o cigarro contrabandeado: atualmente, a carga tributária para produtos com tabaco parte de 71% no Brasil, ao passo que no Paraguai é de apenas 16%.

O atual presidente paraguaio, Horácio Cartes, é proprietário da Tabesa, maior empresa de tabaco do país, que produz hoje 30 vezes mais cigarros do que o mercado interno local absorve. Dia 22 de abril próximo o Paraguai vai às urnas para escolher um novo líder, que deverá ser confrontado com esta realidade a partir de agosto, mês da posse do futuro presidente.

Exame

OUTRAS NOTÍCIAS

Governo Federal oficializa atuação da PF na segurança presidencial

Encontro com presidente eleito discute estratégias para segurança pública

Justiça Federal condena Jedeão a 41 anos de prisão, provando que...

Fenapef se reúne com GT das Fronteiras em Rondônia