Deputado Federal Altineu Côrtes visita Sindicato dos Policiais Federais do Rio de Janeiro

Data: 04/06/16

rio 0
Dirigentes do Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal no Rio de Janeiro - SSDPFRJ se reuniram nessa sexta-feira com o Deputado Federal Altineu Côrtes, do PMDB/RJ e com o representante do PRB-RJ Wanderson Dias. Na pauta estiveram os Projetos de Lei (7402, 8001 e PEC 361, PEC 445), que foram abordados pelo Presidente do SSDPFRJ, Luiz Carlos Cavalcante, que fez uma explanação acerca dos projetos de Lei que buscam reformar a Segurança Pública.

O presidente do SSDPFRJ pediu apoio ao Deputado, para que as discussões avancem na Câmara, além de explicar a ineficácia do Inquérito policial, “O Inquérito Policial é algo medieval é um aprisionamento às estruturas burocráticas do Estado. É extremamente mais eficaz e prático seguir com a investigação diretamente para o Ministério Público, anexada com suas respectivas provas e documentos. Ganha a Polícia Federal, pois não é o inquérito policial a sua atividade fim e, sim, a investigação. Ganha o sistema de Segurança Pública no país e o seu maior interessado, o cidadão brasileiro”, disse Luiz Carlos Cavalcante.

Participaram da reunião: o presidente da ANSEF, Iranildo Melo Lopes, Vice-presidente do SSDPFRJ, Robson André e os associados, Marlus Suhet, Gilberto Pereira e Wilson Pinto. No decorrer da conversa o presidente da ANSEF abordou um exemplo de carreira que pode ser um parâmetro de  valorização do Policial Federal. “O modelo de hoje para a Polícia Federal seria o mesmo adotado pela PRF, onde o Policial entra na base e, por méritos, experiência de campo, pode chegar ao topo da carreira.”

O Sindicato deixou clara a sua posição, bem como a da FENAPEF, de absoluto antagonismo em relação à PEC 412, que pretende trazer falaciosa autonomia de um braço armado do Estado, o que atenta contra o Estado democrático de direito. O Deputado se mostrou bastante receptivo em relação à necessidade,  urgente, da aprovação de projetos que modifiquem o atual modelo de investigação e Segurança Pública do Brasil.

rio