Depois de crítica de delegado, policiais federais saem em defesa de Janot

Data: 11/10/16

marcio-anselmo-knkb-u20993429724c3-1024x576gp-webDepois das críticas do delegado da Lava Jato Marcio Anselmo, a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) saiu em defesa do procurador-geral da República Rodrigo Janot.

Em nota, a Federação afirmou que a crítica de Anselmo não reflete a opinião dos policiais federais, que se alinham ao pensamento de Janot. Em entrevista à Gazeta do Povo, o delegado, que faz parte da força-tarefa da Lava Jato, criticou a postura de Janot em se colocar contrário à possibilidade da Polícia Federal firmar acordos de colaboração premiada com investigados. Para Anselmo, o procurador-geral está em “uma cruzada contra a polícia” e busca “engessar e neutralizar a atuação da PF”.

Em nota, a Fenapef rebateu as críticas e disse que a fala de Anselmo “é só um pretexto que esconde a real motivação dos delegados: ter mais poder para judicializar e politizar as investigações”.

“Permitir essa prerrogativa, além de potencializar o surgimento de ruídos na estratégia investigativa, é centralizar nas mãos dos delegados um instrumento político de barganha, muito poderoso para uma categoria que exerce fortíssimo lobby no Congresso Nacional e tem extenso histórico de situações envolvendo favorecimentos e perseguições”, disse Luís Antônio Boudens, presidente da federação.

“Apesar de ser acossado pelos delegados, Janot tem o apoio de 90% dos policiais federais, principalmente da equipe que está na Operação Lava Jato”, conclui a nota enviada pela Fenapef.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ